Connect with us

Jaicós

Prefeitura de Jaicós qualifica serviços de saúde e entrega reforma de UBS no Povoado Esquisito

Publicado

em

O povoado Esquisito, localizado na zona rural de Jaicós, foi contemplado com mais uma importante benfeitoria. A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou, na manhã desta terça-feira, 11 de outubro, a reforma da Unidade Básica de Saúde do povoado.

A UBS Domingos José da Silva, que foi reformada recebendo um investimento de 97 mil reais, agora está melhor estruturada para receber os pacientes e profissionais, melhorando também a qualidade dos serviços ofertados à população.

Dentre os vários serviços disponibilizados na referida UBS, estão acolhimento, atendimento médico, de enfermagem, odontológico, imunização, controle de doenças, dispensação de medicamentos, visita domiciliar e outros procedimentos.

A equipe da Estratégia de Saúde da Família da UBS do Esquisito é composta por médico, enfermeira, odontólogo, técnicas em enfermagem, em saúde bucal, auxiliares de serviços gerais, motorista e agentes comunitários de saúde.

Para Joaquim Bernardino de Sousa, Agente de Saúde na localidade há 31 anos, a reforma é motivo de alegria e vai melhorar o trabalho na UBS. “O posto agora ficou bom, bonito, foi uma reforma bem feita, que melhorou o local. Sempre falava com Neném pra fazer essa reforma e graças a Deus chegou. É uma alegria para eu e pra todos, pois hoje tem conforto, computador, internet, tem tudo, a mudança é grande. Com certeza vai melhorar nosso trabalho e o atendimento aos pacientes”.

Maria dos Remédios da Costa, moradora da localidade, disse que a reforma traz melhorias. “Com essa reforma faz toda diferença, porque realmente estava precisando. Bom já estava, e a tendência agora é melhorar. O papel do prefeito é cuidar do seu povo e é isso que ele está fazendo. Antes aqui nada agradava, há tempo a gente esperava essa melhoria, e hoje a gente recebe e vê a diferença da gestão, pra gente é bem satisfatório”.

Ela ainda destacou que é bem atendida na UBS e que em todas as áreas há avanços. “E até hoje, não tenho do que reclamar aqui no atendimento da UBS. Sempre que preciso pra mim, para meus filhos, alguém da minha família, somos bem atendidos. Além disso, outras coisas tem melhorado. Aqui antes parecia um buraco e hoje você vê aí como está maravilhoso. Tá melhorando em tudo, evoluiu bastante” disse.

O secretário de Obras, Elias Pereira, parabenizou a gestão e comunidade pela obra. “Hoje estou feliz por estar aqui num momento ímpar, inaugurando aqui no Esquisito essa UBS que foi reformada, e de início do meu trabalho, já leva aqui meu nome como secretário. Quero agradecer ao prefeito e parabenizar a comunidade que está sendo beneficiada. Só resta agora vocês zelarem pelo bem de vocês. E dizer que, hoje faço parte do time do prefeito, e podem contar comigo”.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, destacou a importância da obra.”É uma satisfação estarmos entregando essa obra, mais uma Unidade Básica de Saúde reformada e com o prontuário eletrônico. Entregamos hoje a UBS com melhores condições de atendimento para a equipe e pacientes, e toda equipada com cinco computadores, três impressoras, onde todas as consultas agora serão informatizadas pelo prontuário eletrônico. A saúde em Jaicós melhora a cada dia”.

Weslly Bispo, vice-prefeito, falou da alegria pela entrega da obra e pediu que a população cuide do local. “Dizer da nossa alegria em poder estar entregando essa obra, que vai beneficiar a localidade e toda a população. E o pedido é para que cuidem desse local, que é de vocês. O prefeito tem trabalhado, tem cumprindo o seu dever de buscar melhorias e fazer as coisas acontecerem no nosso município, e ao povo cabe a responsabilidade de cuidar dos investimentos que a cidade recebe. No mais, muito obrigado e que Deus abençoe cada um de vocês”.

O prefeito Neném de Edite, disse que entrega uma UBS equipada para oferecer um serviço de qualidade a população. “Está aqui a UBS com tudo mais moderno, como mais qualidade e tudo feito com amor. A gente investiu, teve a contrapartida do município, e está aqui um prédio padrão, com qualidade, com a mesma estrutura que tinha, mas com adequações que fizemos para oferecer um serviço de qualidade a vocês. Desejar sorte a Dr. Géssica, os profissionais, toda equipe. Acredito que o atendimento aqui é 100%, humanizado, com responsabilidade, com amor, e que a saúde de Jaicós tem tido resultado, tem tido uma expressão de mudança para melhor”.

Neném de Edite também assinou a Ordem de Serviço para a execução da obra de construção do Ponto de Apoio da Saúde, para atendimento da UBS Domingos José da Silva, na localidade Baliza.

Segundo o gestor, o Ponto de Apoio contará com dois consultórios, recepção, banheiros, sendo um prédio padrão e moderno.

O evento foi prestigiado por moradores da comunidade, trabalhadores da saúde e autoridades locais. Dentre outros, estiveram presentes o vice-prefeito Wesly Bispo; o presidente da Câmara, João Bosco, o Bosquinho; os vereadores José Reis, Jessé Gonçalo, Dalvenisa da Conceição (Mocinha), Francisca de Manin e Sirlene Lopes; os secretários municipais Deusmar Costa (chefe de Gabinete), Antônio de Pádua (de Educação), Oziana Oliveira (de Assistência Social), Wandym Lima , Osmildo Oliveira (Esporte), João Bosco (Desenvolvimento Rural) e Degerson Lima (Relações Institucionais), as coordenadoras Patrícia Silva (da Atenção Básica), Rakel Monteiro (Imunização); Luzia Isabel (Gerente Pedagógica), Maria Aparecida (Coordenadora na Educação).


Facebook

MAIS ACESSADAS