Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Jaicós vai perfurar cinco novos poços na zona urbana para reforçar abastecimento de água

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós tem empregado recursos próprios e também buscado parcerias para garantir investimentos voltados a melhoria do abastecimento de água no município. Durante a gestão “Uma Nova História”, vários poços já foram perfurados, em especial na zona rural da cidade.

Para a nova gestão que iniciará a partir de janeiro de 2021, o prefeito municipal, Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, continuará tendo a área como uma das prioridades. Nesse sentido, o gestor já tem trabalhado na viabilização de projetos, que possibilitem melhorias no abastecimento de água na cidade.

Em entrevista ao Cidades na Net, Neném de Edite anunciou que já está garantido para 2021, um projeto para perfuração de poços na zona urbana do município. “Estivemos com o governador recentemente, e estamos com um projeto já feito, onde está garantido para janeiro e fevereiro, a perfuração de mais poços pelo Instituto das Águas. Serão poços de grande vazão, que vão até 500 metros de profundidade, com uma rede, caixa d’água com reservatório de 20 mil litros, onde vai unificar com a água da agespisa e alguns poços do município”.

Segundo o prefeito, serão 10 novos poços, que vão reforçar o abastecimento na sede do município. “Vai ser um projeto avançado, grandioso, com o intuito de unificar alguns poços do município, com a agespisa, e com esses poços que vão ser cavados. Será um total de 10 poços, sendo cinco novos cavados, e mais cinco aprofundados e equipados com bombas trifase e reservatórios de 25 mil litros”.

Conforme o gestor, com os novos poços, a necessidade do município será suprida por bastante tempo. “O Instituto das Águas já esteve em Jaicós, nós já assinamos, foi feito o levantamento pelo geólogo, e nos estudos dele comprovaram que com esses 10 poços, com o número de reservatório, vai suprir a necessidade do município de Jaicós por bastante tempo”.

Publicidade

Neném de Edite ainda informou que será realizada uma nova limpeza no açude Tiririca, com o intuito de melhorar a estrutura do reservatório. “Estamos também com um projeto para fazer um assoreamento, uma nova limpeza no Açude Tiririca. Através do deputado Georgiano, já pedi o projeto para entregarmos ao Governo do Estado, para que possamos nesses próximos anos melhorar aquela estrutura, para que possamos ter um reservatório de água à altura de suportar a necessidade do município por muito tempo”.

A cidade de Jaicós também já estão sendo contemplada com a perfuração de novos poços através da Agespisa. A Prefeitura cedeu um espaço na propriedade, e hoje foi iniciada a perfuração de um poço ao lado do Estádio Municipal José Retrão de Oliveira, no bairro Serranópolis.

O prefeito Neném de Edite, juntamente com o chefe de Gabinete, Deusmar Costa e o chefe do Escritório Local da Agespisa, João de Edmundo, esteve acompanhando, nesta manhã de quinta-feira (03), a perfuração do poço.“Estamos aqui acompanhando mais um trabalho, como sempre fiz no nosso mandato, acompanhar todas as obras do município de perto.  A Agespisa está aí fazendo mais uma operação de poços no município. A informação do chefe da Agespisa é que serão mais quatro poços na cidade, para melhorar o abastecimento de água, que é uma preocupação nossa” disse Neném de Edite.

A obra da Agespisa vai melhorar o abastecimento de água dos moradores da Avenida Industrial, do bairro Ceramista Antônio de Júlio (Joaquim Preto), e ruas próximas. Segundo João de Edmundo, o objetivo é perfurar mais três, que serão próximo à Prefeitura de Jaicós, e dois nas imediações da entrada do Açude Tiririca.

O chefe do escritório da Agespisa, disse que a perfuração dos poços é uma medida paliativa, na busca de melhorar o abastecimento de Jaicós. “Essa é uma ação através da Agespisa, que vem tentando melhorar o abastecimento de Jaicós, que é muito precário, em virtude das últimas chuvas que não vem abastecendo nosso solo freático e também o açude Tiririca, que vem sofrendo em função das poucas chuvas. Então, uma solução paliativa e rápida, é a perfuração de poços tubulares. Nós solicitamos do Diretor Presidente da Agespisa, o Genival, e ele nos atendeu mandando as maquinas para fazer esses poços. Esperamos que tenhamos êxito na perfuração desses poços, e que venha amenizar um pouco o sofrimento da população jaicoense”.

João informou que três poços já haviam sido perfurados, mas dois apresentaram baixa vazão. “Já fizemos três poços, só que dois com a vazão muito pequena, que não dá para ser aproveitado pelo Agespisa. Mas, o terceiro que fizemos foi muito bom, com uma vazão de aproximadamente 10 mil litros por hora. Para esse poço, o Juvenal cedeu um espaço na propriedade dele, no Centro. E é um poço muito bom, água boa, e vamos fazer a análise. Ele nos autorizou a equipar para ajudar no abastecimento, e eu gostaria de parabenizar ele pela iniciativa”.

Publicidade

João de Edmundo também disse que o abastecimento através do açude segue sendo racionado. Segundo ele, o açude estava prestes a secar, mas recebeu um bom volume de água em novembro. “Hoje temos cinco poços que estão interligados a rede, mas eles funcionam 24 horas sem parar, e mesmo assim ainda é pouco para atender a demanda de Jaicós. E o abastecimento do açude está sendo racionado. O Tiririca estava prestes a secar, mas graças a Deus tivemos aquela chuva no mês de novembro e o açude recebeu bastante agua. Foi a salvação para a gente, pois a previsão era dar só até novembro ou dezembro, mas pela vontade de Deus, recebemos aquela chuva, que equivaleu quase pelo inverno do ano passado” concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS