Connect with us

Jaicós

Prefeitura recupera poço tubular na zona rural de Jaicós e garante segurança hídrica

Publicado

em

Em meio aos efeitos da prolongada estiagem que castiga a região do semiárido piauiense, uma iniciativa da gestão do prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD), trouxe segurança hídrica para cerca de 30 famílias residentes em duas comunidades rurais do município de Jaicós.

Na última segunda-feira, 18, o prefeito, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Rural, Luvercy Carvalho, e o chefe do Departamento de Recursos Hídricos, Ivo Farias, visitou a localidade Pau do Enxuí onde um poço tubular que estava sem funcionamento há cerca de quatro anos, foi reativado e voltou a beneficiar a população.

Segundo o prefeito, o poço pertence à Associação dos Moradores de Pau do Enxuí, mas estava desativado. “A bomba estava queimada e existia um débito com energia de mais de 8 mil reais. A Associação doou o poço, temporariamente, nós regularizamos a questão da energia, reequipamos e colocamos em funcionamento”, disse.

A água captada no poço será armazenada em dois reservatórios elevados de 7.500 e de 15 mil litros, e será distribuída através de um sistema de abastecimento de água para famílias residentes nas localidades Pau do Enxuí e Lagoa do Sabino. “Essas famílias estavam sofrendo muito com a falta de água. Eles tinham que andar muito para encontrar água, e transportar nas carroças. A realidade agora é outra”, pontuou o prefeito.

Neném de Edite disse que, diante da seca, o abastecimento de água é prioridade na sua gestão. “Nós estamos buscando todas as alternativas possíveis para garantir que não falte água para o povo, seja através dos poços ou de carro pipa”, pontuou. A gestão pretende contratar mais caminhões para abastecer comunidades onde não tem água.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS