Connect with us

Jaicós

Produção de recursos pedagógicos marca planejamento da Educação de Jaicós para o 2º semestre

Publicado

em

O segundo semestre letivo de 2022 foi aberto no município de Jaicós. O início das atividades educacionais foi marcado pela realização do Planejamento Pedagógico, promovido pela Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Educação.

O planejamento, voltado aos professores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), teve como objetivo a produção de recursos pedagógicos visando superar os desafios de leitura e escrita, através da multidiscplinaridade entre os componentes curriculares.

Realizado nesta segunda-feira (01), durante todo o dia, o planejamento aconteceu na Escola Municipal Líria Maria da Cruz Alencar, reunindo cerca de 112 professores das escolas das zonas urbana e rural.

O encontro teve como tema “Ler e Aprender na Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Língua Inglesa, Artes, Ensino Religioso, Ciências e Educação Física.

Segundo a equipe de coordenação municipal, a necessidade de colaboração entre todos os componentes curriculares é notório, uma vez que o componente Língua Portuguesa fica com toda demanda para trabalhar leitura e escrita.

A coordenação destacou também que, através da apresentação dos recursos produzidos, acontece troca de experiências, sugestões, novas ideias e estratégias, que contribuem para o processo ensino aprendizagem, enriquecendo o planejamento e atuação do profissional no cotidiano da sala de aula.

No planejamento, houve o momento de acolhida e orientações aos professores, sob direção dos coordenadores municipais, e após, os educadores dividiram-se em grupos de acordo com os componentes curriculares, para a confecção dos recursos pedagógicos.

Publicidade

Após a conclusão das produções, cada grupo fez a apresentação dos recursos, compartilhando ideias para a utilização dos mesmos em sala, visando contribuir para o desenvolvimento de uma aula lúdica, motivadora, possibilitando melhor aprendizado.

Os recursos produzidos pelos educadores foram a Caixa dos Componentes, Fábrica do Conhecimento, Trilha dos Componentes e o Caderno do Conhecimento.

O professor José Gildemar Sousa, que leciona na Escola Padre David, disse que o planejamento contribui para agregar conhecimento. “Esses momentos de formação pedagógica são muito importantes, porque a gente sempre aprende um pouco mais. Eu particularmente nunca trabalhei com esse recurso pedagógico “Livro do conhecimento”, que foi o que apresentei. E por mais que fossem somente quatro recursos trabalhados, cada grupo teve uma forma distinta de apresentação, onde a gente interage e aprende muito mais. A gente consegue ver coisas nas apresentações dos colegas que a gente não estava conseguindo visualizar. Cada um da um ponto de vista e vai agregando o conhecimento de todos para uma boa evolução das atividades em sala de aula”.

Ele também destacou que o uso de recursos em sala contribui para uma maior participação dos alunos. “Com o uso de recursos, principalmente os mais lúdicos, que chamam mais atenção deles, eles interagem muito mais, por conta de estar aprendendo brincando. Esses recursos são muito importantes para o desenvolvimento do aluno, em sala a gente consegue ver a diferença de quando a aula é com recurso, e quando é uma aula normal. E como falei na apresentação, para mim o “Livro do conhecimento” é mais um recurso de arquivo, na “Trilha e Caixinha”, o aluno interage muito mais, já o livro é mais para arquivo, mas mesmo assim vai possibilitar diferente”.

Para a professora Wislene da Silva, que atua nas Escolas Francisco Crisanto e Líria Alencar, o planejamento é um incentivo aos professores para a busca de incrementar a forma de ensino.

“É primeiro um repensar sobre as nossas ações em sala de aula, uma provocação que nos leva a procurar inovações, novos métodos e abordagens, pois sabemos que não é um período fácil, nem para os alunos, nem para as escolas, e cabe a gente nesse momento procurar dar o nosso melhor para que a gente possa receber bons resultados mais à frente”.

A educadora também destacou como importante a troca de experiências entre os professores. “Eles se sentem mais estimulados quando por exemplo, a gente parte para uma prática lúdica. E nesses momentos de planejamento é interessante pois com esse contato com os professores, a gente acaba levando muito conhecimento de um para o outro. Hoje encontrei uma ideia fantástica de uma professora, que falou sobre levar uma gaiola para a sala de aula e colocar pássaros com problemas matemáticos, e o tema seria ‘solte os problemas’. Os alunos ficam animados com essa nova forma, e vão interessados naquele sentido de soltar o pássaro, que na verdade é um problema matemático que ele vai resolver no quadro e tem uma aprendizagem que acaba nem percebendo que está aprendendo”.

Volta às aulas

As aulas do segundo semestre da Rede Municipal de Educação iniciam nesta quarta-feira, 3 de agosto, quando os mais de 3 mil alunos do município retornarão às salas de aula.

No dia 26 de julho, foi realizada também a formação pedagógica com os professores da Educação Infantil, com a temática “Cantigas de Roda”, como parte do projeto em desenvolvimento nas escolas. Na programação, foi feita a construção de sequências didáticas para o desenvolvimento dos trabalhos nos meses de agosto e setembro.


Facebook

MAIS ACESSADAS