Connect with us

Jaicós

Profissionais de Jaicós apoiam mobilização nacional e realizam ato em favor do Piso da Enfermagem

Publicado

em

Trabalhadores da Enfermagem por todo o país estão unindo forças para lutar em defesa do piso nacional da categoria, após a notícia da suspensão provisória da lei 14.434/22, que estabelece o mesmo. A suspensão foi decidida pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), e atendeu a um pedido da Confederação Nacional da Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde).

O ministro concedeu 60 dias para que alguns órgãos e entidades evidenciem os impactos econômicos da lei nos estados e municípios. A lei, aprovada no Congresso e sancionada pelo Governo Federal, prevê que o piso salarial nacional de enfermeiros e enfermeiras seja de R$ 4.750 ao mês. A remuneração de técnicos de enfermagem será de 70% do mesmo valor e a de auxiliar de enfermagem e parteiras, de 50%.

Nesta quarta-feira (21), profissionais da Enfermagem tem se mobilizado em diversos estados. Na cidade de Jaicós, trabalhadores confirmaram apoio à causa e realizaram um ato nesta manhã, no Centro da cidade.

Os profissionais usavam camisas brancas e exibiam cartazes pedindo a aprovação da lei e valorização da enfermagem.

A Técnica em Enfermagem, Maria Das Dores, disse que há muito tempo a categoria vem lutando pelo piso. “São mais de 30 anos de luta por esse piso salarial, já está com mais de 20 anos ele lá no Senado pra ser discutido, e então achamos um senador corajoso, o Fabiano Contarato, que é o nosso padrinho da Enfermagem. Foi votado e aprovado no Congresso, na Câmara dos Deputados, pelo presidente, mas o ministro Barroso decidiu suspender a lei que assegura nosso piso salarial. Foi uma decepção muito grande para a Enfermagem, estamos todos tristes, desanimados, pois nossa luta não é de hoje, nossa categoria já nasceu na guerra e agora estamos enfrentando mais uma”.

Ela também destacou a importância dos profissionais e disse que os mesmos merecem valorização. “Queremos pedir essa fonte de custeio, porque a gente merece, precisa, salvamos vidas. A gente está presente da hora que a pessoa nasce ao último suspiro, a Enfermagem representa a vida. Quem ama cuida, quem cuida é a enfermagem, que está ali na cabeceira do paciente. Às vezes quando o paciente precisa ele conta mais com a enfermagem do que com o próprio familiar. Então, queremos nossa fonte de custeio já, essa é nossa mobilização para que os senadores, deputados federais, corram atrás dessa fonte urgentemente”.

A profissional Niza Braga disse que a categoria luta por respeito e valorização. “O intuito de Jaicós, como todo o Brasil, é fazer uma mobilização para que seja cumprida a Lei nº 14.434, onde foi aprovado o nosso Piso Salarial. A Enfermagem busca aqui respeito, valorização, pois não existe saúde sem a enfermagem, então queremos já a fonte de custeio, pois nós merecemos, somos dignos de receber o que é nosso por direito”.

Ela também destacou que apesar de esperar uma maior participação, Jaicós foi representada na mobilização nacional. “Esperávamos mais profissionais aqui hoje, não sabemos o porque não compareceram, mas o importante é que estamos aqui representando Jaicós e confiamos em Deus que nosso piso vai ser cumprido, pois nós merecemos, somos da saúde e estamos disponibilizando nossa vida para salvar pessoas todos os dias”.

No Piauí, um total de 8 mil profissionais de enfermagem paralisam suas atividades nesta quarta (21). O Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Senatepi), afirmou que 19 municípios do estado aderiram ao movimento. 


Facebook

MAIS ACESSADAS