Connect with us

Jaicós

Profissionais do NASF de Jaicós participam de Curso de Aperfeiçoamento em Apoio Matricial

Publicado

em

Em busca de novos conhecimentos com o intuito de melhorar e fortalecer cada vez mais o trabalho desenvolvido, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), de Jaicós, participaram do Curso de Aperfeiçoamento em Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase no NASF.

O curso, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde, ocorreu entre os meses de março e agosto. O curso fundamenta-se na pluralidade de olhares, saberes e experiências, e pauta-se em um contexto de diversidades regionais que caracterizam e desafiam os profissionais da atenção básica, gerando múltiplas conformações e ações por parte destes profissionais, nos distintos estados do Brasil, em diálogo com as diretrizes nacionais.

Participaram do curso, a Assistente Social, Mariana Santana e a Psicóloga Suzana Marreiros. Representado também o município de Jaicós, o enfermeiro Kainã Mendes, participou do curso como gestor e a enfermeira Rakel Monteiro, como tutora.

A assistente social, Marianna Santana, disse que através do curso, é possível conhecer como deve ser o processo de trabalho do NASF. “O curso é realmente de muita importância, tem um grande valor no quesito agregação, pois a gente consegue conhecer o processo de trabalho de como o NASF deve ser. Para mim, todo profissional antes de entrar no NASF, deveria passar por esse curso, porque nele você conhece exatamente como o trabalho deve ser, pois o NASF não é para ser atendimento ambulatorial, mas é focado em saúde coletiva, visita domiciliar, educação em saúde, visita compartilhada”.

Ela também destacou como ponto positivo a troca de experiência com outros profissionais. “A troca de experiências com outros profissionais de NASF em questões mais desenvolvidas do que as nossas, foi o que mais agregou e trouxe essa visão geral para sabermos o que precisa ser mudado e colocado em prática aqui” destacou.

Publicidade

A coordenadora do NASF, Malvina Freitas, disse que com a participação no curso, as profissionais voltaram com novas ideias para implementar o trabalho. “A participação das profissionais no curso foi de grande importância porque elas aprenderam mais, trouxeram uma bagagem maior e vieram com várias novidades para o NASF, novos trabalhos, formações de grupos, e estamos buscando colocar tudo isso em prática” falou.

Ela destacou o programa Passo a Frente como uma das ações onde frutos do curso foram colhidos. “Uma das melhoras foi o programa Passo a Frente, que ajudou o município de Jaicós, atendendo várias pessoas que necessitavam de cadeiras de roda, de banhou, muletas. Foi uma ação desenvolvida juntamente com os PSFs e agentes de saúde. Um grande mutirão, que foi muito relevante para Jaicós” disse.

Como encerramento geral do curso, será realizada uma oficina de avaliação, com a participação da equipe do Ministério da Saúde, equipe da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), orientadores de aprendizagem, representantes de alunos, de tutores, e apoiadores do curso.

O enfermeiro Kainã Mendes, foi o aluno selecionado para representar o estado do Piauí na oficina, que será realizada na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, no Rio de Janeiro, nos dias 05 e 06 de novembro.

Em entrevista, Kainã Mendes, falou que a participação na oficina, representando todo o estado, é um desafio. “Essa participação traz conhecimento profissional e ao mesmo tempo é um grande desafio, ter que representar uma infinidade de profissionais competentes que temos no nosso estado e no nosso município. Vou representar uma classe de profissionais que tem peso, representatividade, respaldo e competência. Vou poder, a nível nacional, estar falando pelo estado inteiro, e Jaicós mais uma vez mostra esse perfil de interesse na causa pública, em aplicar as políticas públicas de saúde” falou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS