Connect with us

Jaicós

Projeto de Alfabetização de jovens e adultos é lançado em Jaicós e vai beneficiar mais de 600 alunos

Publicado

em

O Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, o PROAJA, o maior programa de alfabetização já realizado no Piauí, foi lançado no município de Jaicós nesta terça-feira, 11 de janeiro.

O evento de lançamento aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência Social, contando com a participação do coordenador do PROAJA, Francisco Ladeira, que integra a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Piauí (FUNDES), as coordenadoras do programa no município, Maria do Socorro, Jaylane Lima e Hada Leal, dos professores, e da secretária Alessandra Leal.

O PROAJA é uma ação do PRO Piauí Educação, com o objetivo de alfabetizar 200 mil jovens e adultos do Piauí. Implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o projeto também tem como propósito, ampliar oportunidades educacionais apropriadas à população jovem, adulta e idosa, comprovadamente analfabeta.

No lançamento em Jaicós, a professora Luciane Fernandes, formadora do programa, fez a apresentação detalhada de toda a logística de desenvolvimento das atividades do projeto, os objetivos e metas.

Ela também explicou as atribuições dos professores e coordenadores, apresentou sugestões para a semana de acolhimento aos alunos, abordando ainda sobre o Método Paulo Freire e a Andragogia (processo de aprendizado adulto).

Em Jaicós o PROAJA vai beneficiar mais de 600 alunos. No município foram formadas 28 turmas, com alunos das zonas urbana e rural, que terão aulas três dias por semana, durante 6 meses, a partir de 17 de janeiro.

As aulas acontecerão em escolas da sede, como Francisco Crisanto e Anísio de Abreu, e na zona rural, no povoado Várzea Queimada, localidade Pitombeira e povoado Lagoa Grande, em Massapê do Piauí.

Para o coordenador Francisco Ladeira, o projeto não promove somente a educação, mas também possibilita a realização de sonhos. “O PROAJA visa oportunizar a alfabetização a piauienses que não tiveram acesso a educação no momento certo, e acima de tudo, esse projeto representa a oportunidade de realização de sonhos, pois acredito que a partir do momento que o cidadão tem a oportunidade de educação, tudo melhora na vida dele. O projeto da cidadania, pois uma pessoa que não sabe ler ou escrever, enfrenta dificuldade em atividades simples. Então, o projeto oportuniza a transformação de vida das pessoas”.

Publicidade

Francisco Ladeira informou que ao final dos 6 meses de desenvolvimento do projeto, acontece uma solenidade de formatura, com entrega de certificado de conclusão aos alunos e formadores do projeto.

Na região, a FUNDES também está à frente do desenvolvimento do PROAJA nos municípios de Jacobina do Piauí, Padre Marcos, Conceição do Canindé, Picos, Monsenhor Hipólito e Alagoinha.

Facebook

MAIS ACESSADAS