Connect with us

Jaicós

Projeto desenvolvido pela Prefeitura de Jaicós e SEBRAE promove oficinas gratuitas de reaproveitamento do lixo

Publicado

em

O projeto “Reciclar: do lixo ao luxo” que está sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Jaicós, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), desde dezembro de 2021, iniciou o desenvolvimento de mais uma ação.

Começaram a ser promovidas nesta terça-feira (11), oficinas gratuitas para a população. A primeira aconteceu na tarde de ontem, na Primeira Igreja Batista em Jaicós.

Na oportunidade, as integrantes do Sebrae, Adriana Rodrigues, Cleudiane Andrade e Loane, ministraram as oficinas de boas práticas de resíduos sólidos, compostagem e empreendedorismo. O momento contou ainda com uma oficina do aproveitamento do papel, conduzida pelo artesão local, Marcelo Miranda.

As oficinas também acontecem nesta quarta-feira (12). No horário de 09:00 às 11:00 h, no bairro João Melé, no espaço da Genice, localizado ao lado da metalúrgica do Euclides. E à tarde, de 14:00 às 17:00 horas, no Salão Paroquial (Patronato).

O consultor do Sebrae, Ricardo Bandeira, falou sobre as oficinas. “Vamos ensinar para as pessoas que elas podem pegar os resíduos sólidos e reaproveitar, customizando, fazendo artesanato em vidro, madeira, papel, plástico, garrafas. O objetivo é que elas aprendam a aproveitar esses resíduos, e isso gerando dinheiro. Temos também a demonstração do Marcelo, que é daqui da cidade e trouxe um exemplo de fazer peças de papel. Então, é uma oportunidade de ver os produtos fabricados pelas pessoas da própria cidade”.

O objetivo do projeto é transformar todo o processo de tratamento do lixo na cidade, conscientizando e orientando à população para o descarte de maneira adequada, e ainda ensinando métodos para reciclar e reaproveitar os resíduos, transformando-os e ainda trazendo a oportunidade de geração de renda.

Publicidade

Para tanto, diversas outras ações já foram desenvolvidas na cidade. Segundo Ricardo, já foram feitas pesquisas com empresários, na área de saúde (UBSs e Hospital), Educação, além de quatro visitas ao lixão, para cadastramento e levantamento das principais demandas dos catadores.

“Os catadores inicialmente estavam resistentes, mas agora já nos recebera muito bem e estão otimistas, entendendo que vai ter benefício para eles. Ainda teremos oficinas, curso, para mostrar para eles que é possível eles ganharem mais dinheiro com o lixo, trabalhando organizado e com condições de segurança, e mais limpa” explicou Ricardo.

O consultor do Sebrae ainda destacou que os empresários da cidade também estão abraçando o projeto. “Os empresários de Jaicós nos receberam muito bem, estão otimistas, todos desejosos em contribuir com esse trabalho, separando o lixo cada um na sua empresa. Aqui já tem empresário que tem até um depósito específico para colocar o lixo, outro separa as garrafas do papelão. Fiquei impressionado, é uma conscientização muito legal. Os demais também se prontificaram a ajudar a cidade nessa coleta seletiva para que a questão do lixo seja minimizada”.

Ele ainda enfatizou o apoio do prefeito Neném de Edite. “Estamos tendo um apoio muito grande da prefeitura. O prefeito Neném está sensível a essa situação e com muito desejo que Jaicós passe a ser um exemplo para o Sebrae, a cidade e todo o Brasil. Ele está dando total apoio e a equipe que ele apresentou para nos ajudar é de primeira linha, o pessoal está contribuindo para o nosso trabalho, que está se tornando gigante. Estamos acreditando muito”.

Está sendo organizada uma reunião, que acontecerá no dia 25 de janeiro, envolvendo vários segmentos da sociedade. O intuito é apresentar os detalhes do projeto e ouvir as sugestões da população.

O projeto será concluído em fevereiro. No dia 21, durante o aniversário da cidade, será realizada também uma grande feira, onde serão expostos e comercializados os itens produzidos pelos participantes das oficinas, além de uma caminhada ecológica.

Veja todas as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS