Connect with us

Jaicós

Promotora realiza visita técnica no CREAS de Jaicós e na Sala de Escuta Especializada

Publicado

em

O Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), do município de Jaicós, recebeu a visita de representantes do Ministério Público nesta terça-feira, 23 de maio.

A visita técnica foi realizada pela Promotora de Justiça de Jaicós, Dra. Karine Araruna Xavier, e as assessoras de promotoria, Neidiane Martins e Brena Pinheiro.

A equipe foi recepcionada pelos profissionais do CREAS, a coordenadora, Larysse Dias, o assessor jurídico, Pedro Henrique, a psicóloga Milena Moura, a Assistente Social, Monise Ellen, além da presidente do CMDCA, Jaissa Freitas e o assessor jurídico do município, DR. Guilherme Bento.

Durante a visita, a promotora conheceu o espaço da Sala de Escuta Especializada, que foi implantada no município no início deste ano. A escuta especializada é um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vitima.

A Sala de Escuta Especializada é um procedimento realizado pelos profissionais que atuam na rede de proteção do município, com o objetivo de acolher a vítima ou testemunha de violência, permitindo o relato livre para que a proteção e o cuidado à criança ou adolescente sejam devidamente prestados.

“A sala foi instaurada através de uma nova lei e a promotora está fazendo esse acompanhamento. O intuito é que as crianças e adolescentes que sofrerem algum tipo de violência tenham um local mais aconchegante, e que vai permitir que o atendimento seja feito com mais agilidade” explicou a coordenadora do CREAS, Larysse Dias.

Publicidade

Ela informou que a escuta pode ser feita pela Assistente Social e a Psicóloga do centro. “Se aconteceu uma violência ou suspeita, a denúncia pode ser encaminhada pelo conselho ou outros ´órgãos. Se por exemplo um diretor de escola suspeita que uma criança está sofrendo uma violência, ele pode estar encaminhando para o CREAS, que estará fazendo esse atendimento, que é a Escuta Especializada, para fazer essa investigação, para saber se está acontecendo ou não. O acompanhamento com a assistente social ou psicóloga, é para ser mais ágil, não ser somente nos dias de atendimento, mas aconteceu ali, ela já vai ser escutada para poder serem feitos os procedimentos”.

A sala funcionará no horário de 08 às 13 horas.


Facebook

MAIS ACESSADAS