Connect with us

DESTAQUES

SAMU de Jaicós registra aumento nos atendimentos em 2022; cidade teve 921 ocorrências e 15 óbitos

Publicado

em

O Serviço Móvel de Urgência (SAMU), de Jaicós, registrou neste ano de 2022, um considerável aumento no número de atendimentos. Segundo relatório repassado pela coordenação do serviço, entre janeiro e os primeiros dias deste mês de dezembro, as equipes atenderam 921 ocorrências.

Em comparação com o ano de 2021, quando foram realizados 794 atendimentos, o aumento foi de 127 ocorrências. Levando em consideração os dados de 2020, a diferença é ainda maior. Em 2020, o total foi de 515 ocorrências, tendo sido registradas 406 a mais neste ano de 2022.

Entre as mais de 900 ocorrências atendidas desde o início deste ano, os casos clínicos lideram, correspondendo a 620. O segundo maior número é de traumas, que inclui os acidentes de trânsito. O SAMU atendeu 122 casos de traumas este ano, tendo sido registrado um aumento de 36, com relação a 2021.

A média este ano foi de 77 atendimentos por mês. Além dos já citados, as equipes atuaram em 75 surtos psicóticos, 20 atendimentos obstétricos, e 69 chamados para transferências inter-hospitalares.

Também foram registrados este ano 15 óbitos. “Os óbitos, são casos em que somos acionados e no momento a pessoa já encontra-se em óbito, na maioria das vezes por causas naturais, mas tiveram também algumas vítimas de acidentes automobilísticos” explicou a enfermeira Iandra Fontes, coordenadora do SAMU.

Iandra Fontes

Iandra Fontes também destacou a importância da atuação dos profissionais SAMU.
“O trabalho desenvolvido pelos profissionais do serviço, além de competência, exige dedicação, acolhimento e humanização. O empenho que nossos profissionais têm em relação às vítimas é admirável, pois é necessário chegar rapidamente até elas após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que pode levar ao sofrimento. Isso é de extrema importância para a nossa população, pois cada segundo é fundamental na tentativa de salvar uma vida, diminuindo os danos e evitando morte precoce” disse.

Ela ainda ressaltou que o SAMU pode ser acionado através do número 192. “O atendimento à população funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana” concluiu.

Publicidade

Leia também: Equipe do SAMU de Jaicós realiza parto dentro de ambulância

Facebook

MAIS ACESSADAS