Connect with us

Jaicós

Saúde de Jaicós e CAPS promovem blitz educativa voltada a conscientização sobre hanseníase e saúde mental

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou na manhã desta segunda-feira (31), uma blitz educativa, alusiva às campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo.

A blitz foi realizada com o intuito de conscientizar e alertar à população sobre a importância do combate à hanseníase e os cuidados com a saúde mental. A ação aconteceu no Centro da cidade, e contou com distribuição de panfletos e orientações à população.

A coordenadora do CAPS, Mikaelle Teixeira, destacou a importância da campanha Janeiro Branco. “O Janeiro Branco é muito importante para trabalhar a saúde mental, é uma campanha mais abrangente, que engloba todas as questões de saúde mental. A campanha é realizada justamente no mês de janeiro, por fazer alusão a uma folha branca, como se você estivesse iniciando o ano, novos projetos. Então é uma campanha muito importante, tanto para profissionais e pacientes do CAPS, quanto para toda a população”.

Ela ainda disse na oportunidade também foram repassadas informações sobre o trabalho do CAPS. “Estamos também orientando a população sobre o trabalho do CAPS, que atende todas as demandas de saúde mental, como questões de ansiedade, depressão, e causas mais graves. E alertando sobre a hanseníase também, outro tema muito importante de ser abordado, orientando a população, para que as pessoas saibam a quem recorrer”.

A Coordenadora de Hanseníase, enfermeira Fabia Celina Freitas Crisanto, falou sobre o objetivo da ação. “O mês de Janeiro foi escolhido mundialmente para combater a Hanseníase e alertar sobre a Saúde mental. Hoje estamos trabalhando esta blitz educativa com panfletagem a respeito dos principais sintomas da doença de hanseníase e saúde mental. O principal objetivo da nossa ação é alcançar o público que não vai até os serviços de saúde, para que fiquem informados e possam estar se direcionando a algum posto de saúde, caso tenha algum dos sintomas”.

Ela também informou que as pessoas que apresentarem manchas avermelhadas, pele ressecada, sensação de ardência, formigamento, sensação de perda de sensibilidade e outros sintomas, podem se direcionar ao posto de saúde para serem avaliadas pelo médico. Após avaliação dos sinais e sintomas, o médico pode estar encaminhando para o PAM (Posto de Assistência Médica de Picos), para ser feita uma reavaliação por um médico dermatologista e realizados os exames necessários.

Também participaram da ação o assistente social Sidney Eduardo, a psicopedagoga Jaissa Freitas, a Coordenadora de Imunização, Rakel Monteiro, a enfermeira Melissa Flávia, e as servidoras da saúde, Jéssica, Dilma Pereira, Lígia Evangelista e Francisca.

Sobre o Janeiro Roxo

A hanseníase é uma doença infecciosa, que pode levar a incapacidades físicas. No entanto, o tratamento precoce assegura a cura da doença. No Brasil, o tratamento para a hanseníase é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes podem se tratar em casa, com supervisão periódica nas unidades básicas de saúde.

A doença é transmitida por meio do contato próximo e prolongado com pessoas que tenham a hanseníase e não estejam em tratamento. Por isso, familiares, amigos e colegas de trabalho de pessoas com Hanseníase também devem ser avaliados por médicos.

Publicidade

Sobre o Janeiro Branco

O Janeiro Branco chama a atenção da sociedade para as necessidades relacionadas à saúde mental. O mês foi escolhido para o período da campanha por se tratar de um momento em que as pessoas estão mais reflexivas sobre a vida. Isso pode despertar sentimentos como culpa, frustração e sensação de incapacidade e desencadear um quadro de ansiedade ou depressão.

Além de manter um estilo de vida saudável, prezando por uma alimentação equilibrada, com prática de atividades físicas e respeitando os momentos em que o corpo precisa descansar, procure ajuda profissional em caso de sentimentos persistentes.

Facebook

MAIS ACESSADAS