Connect with us

Jaicós

Saúde de Jaicós inicia aplicação da 3ª dose contra a Covid-19; veja público atendido!

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós, inicia nesta quinta-feira (30), a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19. Nesta primeira etapa, serão vacinados idosos acima de 90 anos e imunossuprimidos.

Para receber a dose reforço, os idosos precisam ter recebido a segunda dose há mais de 6 meses. Segundo cronograma da Secretaria de Saúde, pela manhã, serão vacinados os idosos acima de 90 anos, na Sala Covid. No turno da tarde, a vacinação será nas residências, para idosos acamados, e na sala Covid para os imunossuprimidos.

Também conforme anunciado pela secretaria, até o dia 01 de outubro, a prioridade da 3ª dose é para pessoas vivendo com HIV\AIDS, transplantados e em quimioterapia para câncer.

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer/BioNTech.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, disse que a aplicação da 3ª dose será feita conforme as determinações do MS. “A sequência de vacinação vai se dá conforme as notas técnicas do Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia a gente priorizou seguir essas orientações, tem dado certo e vamos continuar seguindo. Acreditamos que essas doses serão para a população inteira, mas seguindo os grupos de prioridades, determinados pelo Ministério da Saúde”.

Nesta semana, a secretaria também retomou a vacinação dos adolescentes sem comorbidades, e com isso, concluirá em breve a aplicação da primeira dose em todo o público que integra a campanha.

Publicidade

“Concluir a vacinação vai ser um marco importante para Jaicós, para a Saúde. Ficamos satisfeitos, com a sensação de dever cumprindo, em poder ajudar a população. Não vemos a hora de dizer que todos estão vacinados, pois cada dia mais percebemos que a vacina é eficaz, que há a proteção. O índice de mortalidade e internação diminui após a vacinação, então, é eficaz” disse Audeli.

Dados da vacinação

Conforme as informações disponibilizadas no Painel Covid da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), Jaicós registra atualmente um total de 20.177 doses da vacina contra a Covid-19 aplicadas.

Foram aplicadas 12.665 vacinas correspondentes a 1ª dose, equivalendo a 66,3% da população, 7.259 ministrações da 2ª dose e 253 doses únicas, resultando no percentual de 39,32% da população com o esquema vacinal completo.

Facebook

MAIS ACESSADAS