Connect with us

Jaicós

Saúde de Jaicós inicia vacinação Covid-19 para idade de 3 a 5 anos; público é de 500 crianças

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós, através da Coordenação de Imunização, iniciou uma nova fase da Campanha de Vacinação Contra Covid-19. Nesta quarta-feira (27), começaram a ser vacinadas crianças a partir de 3 anos de idade.

A primeira vacina contra covid para crianças de 3 a 5 anos, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda na segunda semana de julho. O município de Jaicós, com uma quantidade suficiente de doses em estoque, iniciou a imunização do novo público.

As crianças estão sendo imunizadas com a vacina Coronavac. O Ministério da Saúde recomendou que os estados utilizem o imunizante com intervalo de 28 dias entre as doses.

Segundo Rakel Monteiro, coordenadora de Imunização, o quantitativo do município é de 500 crianças a serem a vacinadas. “A Anvisa liberou a administração da vacina Coronavac para as crianças de 3 a 5 anos de idade, a vacina é segura. Temos doses suficientes e estamos fazendo a divulgação conforme esse quantitativo, pois quando chegou na fase das crianças, tivemos uma redução significativa de doses aplicada. Então, estou pedindo que os pais e responsáveis tenham esse olhar de coresponsabilidade frente a administração da vacina da criança, pois a pandemia ainda persiste”.

Rakel destacou que é importante que as crianças sejam imunizadas não somente contra covid, mas que atualizem o cartão de vacinação. “A gente aproveita esse momento não só para vacinação Covid, mas também a de rotina, que pode ser feita simultaneamente. É um momento muito oportuno, as aulas estão retornando e na sala de aula a criança tem a convivência social e ali ela tem meios de ter contaminação tanto da covid, como de outras patologias que vem aparecendo. Nós inclusive retornamos a vacinação a tarde para que as crianças otimizem o tempo letivo e para evitar que seja dificultada a vinda das crianças para a Sala de Vacinação Covid”.

A coordenadora também explicou sobre a vacinação em sintomáticos. “Outra dúvida da população é sobre sintomas, seja de covid, dengue ou outra. O que o Ministério da Saúde está recomendando hoje é que não haja mais intervalo, a não ser que a criança ou adulto que procure a vacinação naquele momento esteja bastante sintomático, aí se evita, mas não estando, pode ser realizada a vacinação sem problemas”.

Ela ainda ressaltou que segue a vacinação de reforço para o público adulto.”Aproveitamos também para enfatizar a importância da 4ª dose para os maiores de 18 anos. Todos a partir dessa idade, que deram início ao esquema vacinal, tem que tomar as 4 doses, que são dois reforços, o mais breve possível. Continuamos aqui na Sala de Vacinação Covid manhã e tarde essa semana, e de acordo com a necessidade levamos a vacina até a zona rural, para tornar a administração da vacina cada vez mais acessível”.

De acordo com dados do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), do público infantil de 5 a 11 anos de idade, Jaicós já aplicou 1.715 primeiras doses e 1.306 segundas doses, correspondendo a 82,93% e 63,15% do público, respectivamente.

Publicidade

Com relação ao público adulto, já foram ministradas 44.688 doses: 17.342 ( Dose 1 -90,78%); 15.005 (Dose 2) e 253 (Dose Única) – 79,87%-; 9.858 de Reforço 1 (3ª) correspondendo a 51,6%, e 2.230 de Reforço 2 (4ª) – 11,67%.


Facebook

MAIS ACESSADAS