Connect with us

Jaicós

Saúde de Jaicós promove ação educativa e de prevenção a hipertensão e diabetes

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Secretaria de Saúde e Coordenação da Atenção Básica, realizou na tarde desta quinta-feira (30), um evento como parte das ações de promoção e educação em saúde.

Em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 26 de junho, foi promovida a “Intervenção Educativa Prevenção das Doenças Crônicas no âmbito da Atenção Primária”, que aconteceu na Unidade Básica de Saúde Amélia Crisanto.

A ação foi realizada através do Programa Hiperdia, que acompanha pessoas hipertensas e diabéticas, e consistiu em um momento voltado à prevenção e informação para esses pacientes.

O evento contou com uma palestra informativa, ministrada pelo enfermeiro Maurilo Franco, e também verificação de pressão arterial e medidas antropométricas, além de solicitação de exames, como a hemoglobina glicada.

Em sua explanação, Maurilo Franco apresentou dados sobre o Diabetes Mellitus (DM), e destacou sobre cuidados a serem adotados por pessoas que convivem com o DM, e também com a hipertensão.

A Enfermeira Rakel Monteiro, também repassou orientações e ressaltou a importância das ações educativas. “Esses momentos de palestras são muito importantes pra gente conversar, e é onde a gente explora muito a vivência de cada um. Às vezes a gente tem uma dúvida que pode até ser simples, mas quando a gente pergunta, os outros também acabam sendo beneficiados com aquele questionamento” disse.

Em entrevista, o enfermeiro Maurilo Franco, falou sobre a ação. “A Coordenação de Atenção Básica do município, dentro das ações de promoção da saúde e educação em saúde, vem desenvolvendo um trabalho voltado a fortalecer os indicadores, principalmente das doenças crônicas. E hoje fizemos um ação educativa dentro do Hiperdia, que trouxe orientações sobre o auto cuidado, a verificação de pressão, e o momento educativo” explicou.

O enfermeiro destacou que é por meio da educação em saúde, que as pessoas obtém conhecimento para prevenção às doenças. “O carro chefe da Atenção Primária é a Educação em Saúde. Dentro do SUS, é aqui que nós fazemos com que as pessoas não adoeçam, pois é aqui que elas são educadas para aprender e conhecer sobre as doenças, e a partir disso elas não adoecerem e intervirem no meio social em que elas vivem. Aqui é o nível primário, onde as pessoas são educadas, e podem reeducar os filhos, suas famílias”.

Publicidade

Maurilo enfatizou que as projeções relacionadas ao Diabetes e Hipertensão, não são positivas, e por isso, o intuito é reforçar o trabalho voltado ao programa Hiperdia, em busca de reverter, ou ao menos controlar os dados, e trazer qualidade de vida para aqueles que vivem com as doenças no município.

Maurilo explicou que outras ações serão realizadas, conforme a demanda do município. “Começamos na semana passada na Gameleira, que foi o primeiro ponto de apoio da ação educativa, e vamos continuar sempre partindo das necessidades dos indicadores. Nós detectamos aonde o indicador do município necessita daquela ação, para atuar com o intuito de elevá-lo. Vamos levar a todas as localidades que necessitem dessas orientações e elevar seus indicadores”.

Também participaram da ação a Coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Sousa, Isabela Monteiro e a Técnica em Enfermagem, Késia Alcântara.


Facebook

MAIS ACESSADAS