Connect with us

Jaicós

Seca faz criador de Jaicós dar mandacaru para gado comer

Publicado

em

O programa Clube Rural, exibido na TV Clube, afiliada da Globo no Piauí, mostrou o drama que enfrentado pelos agricultores do município de Jaicós, em meio a forte seca que castiga o semiárido do Piauí.

A reportagem do jornalista Marcos Teixeira foi gravada na localidade Sítio, zona rural do município.

Veja a matéria na íntegra:

Na cidade de Jaicós, no semiárido piauiense, a pior seca das últimas quatro décadas forçou criadores a plantarem mandacaru, uma planta coberta de espinhos e semelhante a um cacto, para ser usada como ração para o gado magro. “Se não dermos, ele fica com fome, arreia (cai no chão). Até água eles bebem pouco, andam por aí a noite, deitam e num levantam mais. Aí (nesse estágio) a gente dá outro tipo de ração, mas não temmais jeito. Aí o bicho morre ”, contou o criador Francisco de Deus.

Para enfrentar a forte estiagem, o sertanejo plantou uma roça de mandacarus. Quando estão grandes, eles são cortados e queimados, procedimento necessário para a retirada dos espinhos. Após esse processo, eles são dados para o gado.

Publicidade

Apesar do esforço, muitos animais não resistem aos efeitos da pior seca registrada no Piauí em 40 anos. Seu Francisco já perdeu 12 cabeças de gado, a última há pouco mais de uma semana quando morreu uma vaca prestes a parir.

dedeus 3

“Eu já sou sofrido, já estou acostumado com isso e seja lá o que Deus quiser. Os meus meninos brigam, dizem por que eu não acabo (com a criação). Eu digo, ‘deixa os bixim aí’. Dá pena demais, mas eu não posso dar jeito. Só Deus pode e ele num quer. Eu vou fazer o Que?”, questionou.

dedeus 4

No maior açude da fazenda, restou apenas um pequeno barreiro onde há mais lama do que água. É tudo que o seu Francisco dispõe para matar a sede dos animais. “Para os bichos, eu só tenho essa água daí. Para a gente beber, (a água) vem de carro pipa. Tem dia que eles bebem, as vezes baldeiam e não querem beber”, contou.

dedeus 5

 

G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS