Connect with us

Jaicós

Secretaria de Educação de Jaicós realiza 1° Percurso Formativo 2022 do Pro Alfabetização na Idade Certa

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Jaicós, promoveu o Primeiro Percurso Formativo de 2022, do programa Pro Alfabetização na Idade Certa, que contou com três encontros de formação.

O Programa é resultado da parceria entre Estado e Município, que buscam preencher as principais lacunas identificadas no processo de ensino aprendizagem no Ciclo de Alfabetização. As ações do referido Programa consistem em formação continuada para professores e gestores escolares da rede municipal de ensino.

O percurso para 2022 teve início no dia 18 de março, na Creche O Bolinha, com encontro formativo para professores da Educação Infantil, realizado com a formadora Eliene Helena de Sousa Carvalho.

Eliene Helena, destacou a importância do programa. “Com o apoio do programa, nossa expectativa é que o desenvolvimento do ensino aprendizagem no município venha ser impactado positivamente, diminuindo as desigualdades de aprendizagem que muitos alunos apresentam.   O município abraçou o programa fazendo com que as ações aconteçam como estão sendo propostas, as formações serão realizadas no município de acordo com o cronograma orientado pela Equipe Estadual e Regional – 9º GRE” disse.

Ela também destacou o engajamento  dos educadores. “ A pandemia provocou grandes lacunas, principalmente na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização, contudo, é notório o envolvimento dos professores com a proposta de recomposição da aprendizagem desses alunos, isso evidencia a responsabilidade e o comprometimento desses profissionais com o processo educativo das nossas crianças”.

O segundo encontro aconteceu no dia 22 de março, com formação ministrada pela Coordenadora Municipal do Pró Alfabetização, Professora Neri Feitosa Dias Veloso, tendo como público  alvo os gestores escolares.

O mesmo contou com a participação de coordenadores e diretores escolares, bem como,  da gerente pedagógica Luzia Isabel de Carvalho e a coordenadora de ensino, Maria Aparecida de Carvalho Sousa Almeida.

Publicidade

Para  Neri Feitosa, o programa tem trazido importantes contribuições. “O Pró Alfabetização na Idade Certa veio para contribuir no enfrentamento dos desafios que permeiam o processo do ensino aprendizagem nas nossas escolas. Além de fortalecer o processo de ensino por meio de formação continuada oferecida aos professores, o programa também oferece apoio aos coordenadores e diretores de escolas, o que caracteriza um diferencial de grande importância ao quadro educacional do município”.

Ela ainda disse que as formações contribuem para o desenvolvimento de competências. “Sabemos que a gestão escolar é um elemento bastante relevante no cenário da educação, pois os gestores são responsáveis pelo gerenciamento dos diversos processos que integram a dinâmica escolar. Sendo assim, esses agentes precisam desenvolver diversas competências para o exercício de suas funções. Nossa formação teve como abordagem o desenvolvimento de competências para gestores, trabalhando o tema , Eu, Gestor, Líder. Essas formações consistem na capacitação desses profissionais para melhorar a efetividade do ensino da rede. Os tempos emergem novos desafios, os novos desafios exigem mudanças, e o aperfeiçoamento dos atores do processo educativo é essencial”.

O primeiro Percurso Formativo, foi encerrado na última terça-feira (05), com a realização do encontro de formação continuada  com os professores que atuam no ciclo de alfabetização. O encontro aconteceu na Escola Municipal Líria Alencar.

A ministrante foi a professora Irenilda de Carvalho  Araújo.  O encontro foi marcado pela receptividade dos professores em relação a proposta de ensino que será desenvolvida no ciclo de alfabetização no decorrer do ano em curso.

“O primeiro percurso formativo de 2022, tem o objetivo de levar aos professores alfabetizadores, a importância da recomposição da aprendizagem, da intencionalidade em cada ação desenvolvida com as crianças, e também com enfoque na avaliação. A recomposição da aprendizagem é um termo novo que se insere no nosso vocabulário, haja vista a necessidade de se reconstruir a aprendizagem, após 2 anos ausentes da sala de aula”, explicou Irenilda Carvalho.

Ela também disse que a reconstrução da aprendizagem consiste em possibilitar que os alunos desenvolvam as habilidades que não foram efetuadas devido ao período de pandemia. “Recompor a aprendizagem é buscar desenvolver no aluno as habilidades que não foram desenvolvidas pela ausência do professor em sala de aula no período de pandemia. E para que essa recomposição aconteça, é necessário um bom planejamento nas ações dos docentes, sendo perceptível a intencionalidade em cada atividade proposta”.

Irenilda informou que foi discutido também sobre a avaliação, conceituando-a e destacando que a mesma deve ter foco no processo, não no resultado final, devendo a mesma ser diversificada e contextualizada.


Facebook

MAIS ACESSADAS