Connect with us

Jaicós

Secretaria de Saúde de Jaicós inicia vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós, iniciou nesta quarta-feira (19), a vacinação contra a Covid-19, para o público infantil da faixa etária de 5 a 11 anos de idade. O imunizante utilizado é da Pfizer, e deve ser aplicado com o intervalo de 08 semanas entre a primeira e segunda dose.

A Coordenadora de Imunização, Rakel Monteiro, explicou que os profissionais passaram por capacitação e que a vacinação segue as recomendações do Ministério da Saúde. “Assim como houve uma logística relacionada aos protocolos, ao seguimento que se dá via regional e Ministério da Saúde, iniciaremos a vacinação das crianças também com essas mesmas recomendações. A dosagem é diferenciada, o envasamento do frasco também, e houve uma capacitação com a equipe de vacinação em virtude dessas modificações e para trazer mais segurança, pois como trabalhamos com compromisso e responsabilidade com a população, primamos pela segurança e estarmos aptos para fazer essa vacinação”.

O público alvo infantil é de 5 a 11 anos de idade. Rakel explicou que, devido a quantidade de doses disponibilizadas, a ministração seguirá os protocolos. “Como recebemos uma distribuição muito inferior a quantidade dessa faixa etária, seguiremos a vacinação junto aos protocolos, para poder ser satisfatório e atender essa demanda. Recebemos essa semana 120 doses, mas sucessivamente virão novas remessas e iremos acrescentando outros grupos, dentro dessa faixa de 5 a 11 anos”.

As crianças estão sendo atendidas na Sala de Vacinação Covid, na sede da Secretaria de Saúde, no horário de 08 às 12 e 14:30 às 17h. “A criança deve vir com seus responsáveis, munida com cartão SUS e também cartão vacinal. Se houver alguma vacina de rotina que a criança tenha tomado recentemente, é preciso aguardar o prazo de 15 dias para a aplicação da vacina covid”.

Para as crianças da faixa etária, que possuem deficiência ou comorbidade, o pai ou responsável pode apresentar no ato da vacina uma receita médica ou laudo.
Rakel Monteiro ainda destacou a importância da vacinação das crianças e pediu o apoio dos pais. “Nós temos o compromisso e responsabilidade, estamos capacitados e temos as doses para englobar o público convocado no momento, mas está faltando a parceria com os responsáveis pelas crianças. Hoje estávamos esperando um público maior.

Então, quero pedir encarecidamente que a população se sensibilize. Apesar de não termos muitos casos de óbitos infantis, eles acontecem, e as crianças acabam sendo também portadoras de contaminação para os demais, então é importante que a criança seja vacinada, não só para se proteger, mas também para proteger os seus”.

A Secretaria de Saúde também segue realizando a vacinação de adolescentes e adultos. “Quem tiver seu cartão vacinal tem que conferir se tomou a segunda dose, a terceira, e no caso da Janssen, se está apto a tomar a dose reforço” destacou Rakel.

Facebook

MAIS ACESSADAS