Connect with us

DESTAQUES

Secretária de Saúde de Jaicós nega boatos e reafirma: “Não há casos suspeitos ou confirmados”

Publicado

em

Após uma nova onda de compartilhamento de informações inverídicas nas redes sociais, a Secretaria de Saúde de Jaicós, veio a público prestar esclarecimentos e informações, sobre a situação do município com relação a notificação de casos do Novo Coronavírus (COVID-19).

Em entrevista ao Cidades na Net, a secretária de Saúde Audeli Coutinho, refirmou que não há casos confirmados ou suspeitos no município.  “No final de semana houve rumores nas redes sociais sobre duas pessoas estarem com coronavírus no município, inclusive sendo um profissional da saúde. Gostaria de dizer que essa informação não procede, pois graças a Deus até o momento o município não possui nenhum caso suspeito, muito menos confirmado.  E acontecendo, nós seremos os primeiros a divulgar e com responsabilidade anunciar, fazer uma nota esclarecendo. Sempre com ética, sem divulgar nomes. Mas até o momento o município não tem” disse.

Ela esclareceu que uma pessoa apresentou falta de ar, fez o teste e o resultado foi negativo. “O hospital está equipado com testes rápidos. Na semana passada apareceu uma pessoa que estava com falta de ar, e as recomendações do Ministério da Saúde, é que apresentando falta de ar, tosse, seja realizado o teste rápido, então os profissionais que foram treinados aplicaram o teste e deu negativo. O paciente foi liberado e já está em casa tranquilamente” falou.

A secretária também explicou como ocorre o procedimento na detecção de casos. “Os procedimentos corretos que estamos orientados é: chegando o paciente com suspeita, apresentando os sintomas, a gente realiza teste.  O teste dando positivo, a gente encaminha para o hospital de referência que hoje é o Regional de Picos. Lá eles vão resolver se está em um quadro de internação ou isolamento, de encaminhar para a residência e ficar medicando” explicou.

Audeli pediu que a população sempre busque as informações corretas e disse que a Secretaria está a disposição para atender. “Pedimos a compreensão e colaboração da comunidade, para quando ouvir esses boatos, virem até a gente para saber a realidade. Não queremos amedrontar a cidade, nem tampouco dizer que está tudo ok. Nosso papel é conscientizar. O vírus existe, a pandemia existe e se ocorrer algum caso na cidade, iremos com responsabilidade anunciar. Só a Secretaria de Saúde está autorizada a divulgar qualquer informação. Se a informação não vier através da Secretaria de Saúde, do prefeito ou da Vigilância Sanitária, não é verídico. A Secretaria de Saúde está aberta a qualquer veículo da imprensa local, a vereador ou quem queira vir para saber informações, compartilha-las e nos ajudar. Todos são bem vindos e a Secretaria jamais negará informações”.

Publicidade

Ações

Audeli também informou que o município segue com a realização de ações, como esterilização das ruas e monitoramento de pessoas que chegam de outros locais.

Segundo ela, das pessoas que chegaram a cidade e foram acompanhadas, nenhuma apresentou sintomas. “Outro ponto positivo é que o pessoal que está chegando não está apresentando sintomas. Tem gente que está com mais de 30 dias, esses últimos estão com sete e não apresentaram nada. Na abordagem a gente sempre orienta para se sentir alguma coisa, procurar o hospital. E agora com os testes rápidos, a gente pode diagnosticar com mais agilidade” destacou.

Audeli ainda disse que o município recebeu recursos, os profissionais possuem EPIs e está sendo preparada uma sala de monitoramento no hospital. “O município recebeu recurso de apoio ao coronavírus, recebeu kits de testes rápidos. Estamos com nossos profissionais todos equipados com EPI, tanto das unidades, quanto hospital. Com o recurso estamos também equipando uma sala de monitoramento no Hospital Florisa Silva, onde adquirimos três camas, que ficarão separadas entre si. Estamos aguardando a chegada das camas. Reformamos a sala, adaptamos o banheiro e também montamos a sala dos testes rápidos, tudo seguindo orientações do Ministério da Saúde” informou.

Além dos kits de testes disponibilizados pelo Governo do Estado, a secretária de Saúde informou que o município adquiriu mais 100 testes, estando com um bom número de testes para que sejam realizados de acordo com a necessidade.

Publicidade

Com o intuito de prestar assistência a população durante o período de quarentena e auxiliar pessoas que possam estar tendo alguma dificuldade para lidar com o isolamento, a Prefeitura de Jaicós também está disponibilizando atendimento com uma psicologa do município.

Os atendimentos estão sendo feitos por telefone, através do numero (89) 98127 1355, no horário de 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Abertura do Comércio

“Recebemos bastante pressão também na semana sobre a abertura do comércio. Houve uma flexibilidade, depois um recuamento, porque o Comando Geral nos passou uma orientação e depois outra. Nos orientaram a publicar um novo decreto e na sexta-feira o prefeito publicou, abrindo parcialmente o comercio e seguindo as instruções da Vigilância Sanitária” explicou.

Audeli disse que agora o município está aguardando o novo decreto do Governo do Estado¸ que deve ser divulgado na quinta-feira (30), permitindo ou não a reabertura do comercio.

Publicidade

Vacinação contra a gripe

A gestora da saúde também disse que está sendo realizada a campanha de vacinação contra a influenza e explicou que há o público especifico a ser atendido. “Estamos realizando a campanha de vacinação também, por etapa. A gente recebeu muitas solicitações dos profissionais de farmácia, dos comerciantes, que queriam que a gente aplicasse essa dosagem neles, mas a dosagem não é permitida pela gente. A gente queria ter fornecido essa vacina para eles, mas veio uma quantidade já com o publico destinado. Se tirássemos uma vacina dessas, desfalcaria mais a frente. Poderia chegar um idoso, uma criança e a gente não ter mais vacina” disse.

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a influenza iniciou no dia 20, tendo como público-alvo caminhoneiros e profissionais de transporte coletivo e portuários, pessoas com doenças crônicas e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS