Connect with us

Jaicós

Secretário de Defesa Civil, Hélio Isaías, alerta para situação crítica de água em Jaicós

Publicado

em

Um dia após decretar estado de emergência em 152 municípios piauienses, a Secretaria Estadual de Defesa Civil estuda ampliar o número de cidades em emergência. Com o início do período seco, que deve se estender até novembro, a previsão é que a escassez de água aumente no Piauí.
O secretário de Defesa Civil, Hélio Isaías (PTB), alerta que a situação é crítica e já está afetando áreas urbanas de cidades importantes, como São Raimundo Nonato, Jaicós, Picos e Pedro II. “Antes o problema de abastecimento para consumo humano atingia apenas às zonas rurais, mas agora também já começa a afetar os centros urbanos”, comenta o secretário.
Em maio, perdeu a validade do decreto de emergência em 201 municípios. O documento havia sido assinado em novembro do ano passado pelo então governador Zé Filho (PMDB). Por enquanto, o Governo do Estado só decretou em 152 cidades porque foram os que repassaram as informações à Defesa Civil.
Segundo o governador Wellington Dias, esses 152 municípios cumprem os requisitos para assinatura do decreto de emergência pelo Estado. O decreto permite que o Estado tenha uma relação maior com o Governo Federal para um atendimento emergencial e preciso à população que sofre com a falta de abastecimento de água, dando maior apoio às famílias que foram prejudicadas pela irregularidade das chuvas.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Hélio Isaias, para o reconhecimento da situação de emergência por estiagem, foram levados em consideração as perdas na agricultura, o índice pluviométrico e os níveis dos reservatórios de cada município. “Todos os municípios atingidos pelo Decreto de Emergência estão enquadrados em, no mínimo, dois dos três critérios estabelecidos.
Esses critérios levam em conta a perda na safra agrícola igual ou superior a 50%, com base em dados do IBGE; o índice pluviométrico inferior a 600 milímetros por ano, com base em informações repassadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pela Agência Nacional de Águas (ANA); e o nível de reservatórios inferior a 50% da capacidade”, explicou o secretário.

Por: Robert Pedrosa – jornal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS