Secretário de Defesa Civil, Hélio Isaías, alerta para situação crítica de água em Jaicós
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 27/06/15

Secretário de Defesa Civil, Hélio Isaías, alerta para situação crítica de água em Jaicós

Um dia após decretar estado de emergência em 152 municípios piauienses, a Secretaria Estadual de Defesa Civil estuda ampliar o número de cidades em emergência. Com o início do período seco, que deve se estender até novembro, a previsão é que a escassez de água aumente no Piauí.
O secretário de Defesa Civil, Hélio Isaías (PTB), alerta que a situação é crítica e já está afetando áreas urbanas de cidades importantes, como São Raimundo Nonato, Jaicós, Picos e Pedro II. “Antes o problema de abastecimento para consumo humano atingia apenas às zonas rurais, mas agora também já começa a afetar os centros urbanos”, comenta o secretário.
Em maio, perdeu a validade do decreto de emergência em 201 municípios. O documento havia sido assinado em novembro do ano passado pelo então governador Zé Filho (PMDB). Por enquanto, o Governo do Estado só decretou em 152 cidades porque foram os que repassaram as informações à Defesa Civil.
Segundo o governador Wellington Dias, esses 152 municípios cumprem os requisitos para assinatura do decreto de emergência pelo Estado. O decreto permite que o Estado tenha uma relação maior com o Governo Federal para um atendimento emergencial e preciso à população que sofre com a falta de abastecimento de água, dando maior apoio às famílias que foram prejudicadas pela irregularidade das chuvas.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Hélio Isaias, para o reconhecimento da situação de emergência por estiagem, foram levados em consideração as perdas na agricultura, o índice pluviométrico e os níveis dos reservatórios de cada município. “Todos os municípios atingidos pelo Decreto de Emergência estão enquadrados em, no mínimo, dois dos três critérios estabelecidos.
Esses critérios levam em conta a perda na safra agrícola igual ou superior a 50%, com base em dados do IBGE; o índice pluviométrico inferior a 600 milímetros por ano, com base em informações repassadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pela Agência Nacional de Águas (ANA); e o nível de reservatórios inferior a 50% da capacidade”, explicou o secretário.

Por: Robert Pedrosa – jornal O Dia

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Jaicós

JAICÓS | Drogaria JaiFarma lança promoção ‘Copa do Mundo’

2018 é o ano do maior competição  mundial de futebol, e nesse sentido, a Drogaria JaiFarma, em Jaicós, lançou a promoção Copa Mundo,  que vai sortear diversos brindes para os

Jaicós

Jaicós sedia a II Semana Unificada de Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos dias 21 e 22 de maio, em Jaicós, a II Semana Unificada de

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Justiça pede a prisão preventiva do ex-presidente Lula

A 4ª Vara Criminal de São Paulo remeteu ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula e a denúncia contra