Connect with us

Jaicós

Senar e Prefeitura de Jaicós iniciam Curso de Enxertia de Cajueiro e cerca de 40 agricultores serão capacitados

Publicado

em

A população de Jaicós está sendo contemplada com mais um curso ofertado gratuitamente à população, através das parceiras firmadas pela Prefeitura Municipal, que tem buscado garantir cada vez mais oportunidades de capacitação e geração de renda para as famílias jaicoenses.

Desta vez, a gestão do prefeito Neném de de Edite, a através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, que tem como gestor o secretário João Bosco Dias, está promovendo o Curso de Enxertia de Cajueiro Anão-precoce.

Novamente, o município conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para a realização do curso, que vai capacitar cerca de 40 agricultores do município de Jaicós.

O curso teve início nesta sexta-feira (18), e segue até o dia 26 de novembro, contando com a participação de três turmas. As aulas teóricas estão sendo realizadas no auditório da Secretaria de Assistência Social, e as práticas acontecem na sede da Secretaria de Agricultura.

Para esta primeira turma, as aulas estão sendo ministradas pelo Engenheiro Agrônomo e Instrutor do SENAR, Luis Eduardo, que explicou a metodologia do curso. “Esse curso do Senar é dividido entre teoria e prática, principalmente na parte prática, pois um dos lemas do Senar é aprender a fazer fazendo. Então a gente esclarece, depois vai a campo. É um curso bastante dinâmico, onde a gente tenta mostrar todas as etapas, falando desde a importância econômica, todas as etapas de implantação de um viveiro de mudas, até a parte de enxertia das mudas”.

Na aula prática, o instrutor que tudo que for mostrado na teoria, será vivenciado pelos alunos. Entre outros pontos, será mostrado como é feita a marcação do canteiro, preenchimento dos sacos de muda, plantação de sementes, coleta do material de propagação no campo e enxertia.

“O benefício desse curso é muito grande. Além de gerar uma oportunidade de negócio para eles, de entender como se estabelece um viveiro de mudas, e a partir daí, com esse conhecimento, quem sabe uma oportunidade de negócio e trabalho. E é um conhecimento a mais, bastante importante, que abre um leque de oportunidade” destacou Luis Eduardo.

José Thales Araújo, é um dos alunos do curso. Para ele, que é do povoado Santo Antônio e sempre atuou como agricultor, o curso era muito esperado. “É uma iniciativa muito importante, porque há muito tempo as pessoas de Jaicós tinham o desejo de participar de um curso como esse. Sabemos que o cajú é um fonte econômica muito forte na região e no município de Jaicós, e precisamos aprender cada vez mais. Trabalho com cajú há muito tempo, desde os meus pais, e vem passando de geração para geração”.

Ele também falou que acredita que o curso vai contribuir para o trabalho de todos os participantes. “Espero que seja uma metodologia muito aproveitada pelos participantes. Esse aqui é um primeiro passo pra gente melhorar nosso trabalho. O objetivo principal depois é colocar em prática, pois não basta aprender aqui, chegar em casa e colocar na gaveta, o importante do projeto é você dá sequência. Acredito que todos que saírem daqui com a participação integral no curso vai ser de grande importância. Na minha opinião, devia ter aqui bem mais participantes, porque é uma oportunidade muito boa. E tem que melhorar também a comunicação com os agricultores para que mais pessoas possam participar”.

Cada turma do curso participa de três dias de aulas, que acontecem durante nos períodos da manhã e tarde. Conforme o cronograma divulgado pela Secretaria de Agricultura, as aulas acontecem no seguinte período: 18 a 20 (1ª turma); 21 a 23 (2ª turma) e 24 a 26 (3ª turma).

Ao final do curso, será realizado um momento para a entrega de certificados a todos os participantes.


Facebook

MAIS ACESSADAS