Connect with us

Jaicós

SENAR realiza reunião com produtores da apicultura e avicultura de Jaicós atendidos pelo Agronordeste

Publicado

em

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Piauí, realizou nesta terça-feira (23), na cidade de Jaicós, uma reunião com os produtores que são atendidos através do Agronordeste, que é um plano de ação criado pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e desenvolvido em parcerias, que oferece Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) aos produtores cadastrados no programa.

A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Jaicós e reuniu diversos produtores da sede da cidade e de comunidades rurais, que atuam com as cadeias de apicultura e avicultura.

Representando o SENAR, estiveram presentes na reunião o Gerente de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR Piauí, Sílvio César, o responsável pelo setor de arrecadação, Hylton Eloy, o supervisor de Campo, Genilson, e os técnicos de campo, Ivo Farias e Janielle Krinstin.

O gerente Sílvio César, falou sobre o objetivo do encontro. “O principal intuito é aproximar os produtores atendidos pelo nosso programa de assistência técnica, ao acesso ao crédito ao Banco do Brasil. No turno da manhã apresentamos os resultados já alcançados pelos nossos técnicos de campo nas cadeias que são executadas no município, apicultura e avicultura, apresentamos o programa a nível de estado e os outros programas do SENAR. E a tarde, sob responsabilidade do Banco do Brasil para apresentação de suas linhas de crédito”.

O evento foi aberto com a fala do supervisor de Campo, Genilson, que informou que seriam apresentadas as principais ações já realizadas pelo Agronordeste voltadas às duas cadeias de produção.

Logo após, o técnico de campo, Ivo Farias, fez uma breve apresentação histórica sobre o município de Jaicós e falou sobre as ações voltadas a apicultura. “Temos o objetivo de fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva da apicultura, capacitando os apicultores. Vamos trazer cursos através do SENAR. O intuito também é desenvolver o controle gerencial da atividade, aumentar a produção e evitar perdas” destacou.

Na avicultura, conforme dados apresentados pela técnica de campo Janielle Krinstin, o objetivo é promover capacitações profissionais complementares aos produtores e familiares envolvidos na atividade, diminuir os índices de mortalidade das aves através de vacinação, promover o bem-estar das aves, entre outros.

Na parte da manhã ainda houve o pronunciamento do gerente Sílvio César, e a apresentação de Hylton Eloy, abordando sobre as fontes de arrecadação do Senar. Na parte da tarde, a reunião foi conduzida por representantes do Banco do Brasil, que falaram sobre as principais linhas de crédito disponíveis aos produtores.


Facebook

MAIS ACESSADAS