Connect with us

DESTAQUES

Sesapi e Secretaria de Saúde de Jaicós realizam Busca Ativa e 100 pessoas são testadas

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e a Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós, realizaram durante toda a manhã desta segunda-feira (10), uma ação de Busca Ativa no município.

A iniciativa objetiva promover a detecção precoce e o tratamento rápido de novos casos, além de passar orientações adequadas para a população sobre a prevenção e cuidados em relação ao novo coronavírus.

A testagem rápida foi realizada em uma tenda instalada na Praça Getúlio Vargas, no Centro da Cidade. A equipe da Sesapi e os profissionais de saúde do município atuaram juntos no desenvolvimento do trabalho.

A Coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Silva, informou que foram realizados 100 testes rápidos, tendo sido registrados três resultados positivos, e dois com IGG, ou seja, já em fase de cura.

Segundo ela, além da testagem, também foi realizada a entrega de panfletos com orientações a população com relação aos cuidados básicos de prevenção contra o Novo Coronavírus.

A secretária de Saúde, Audeli Coutinho, disse que ação chega em um momento oportuno e que a mesma é resultado de uma parceira constante do município com a Sesapi. “A gente vem desde o início da pandemia com essa parceria da Sesapi, sempre solicitando apoio na Busca Ativa, e nesse final de semana a Regional de Picos entrou em contato com a gente informando que o pessoal estava disponível para vir hoje fazer essa testagem. A ação veio em um momento muito oportuno, considerando o aumento no número de casos em Jaicós”.

Publicidade

Audeli falou que o município enfrenta uma situação delicada, e que a secretaria segue orientando e buscando conscientizar a população. “Infelizmente nosso município passa por uma situação não muito agradável. Há mais de um ano a gente está nessa luta de orientação, conscientização, mas foge ao controle de qualquer um, porque a medida preventiva acaba sendo individual, pois me protegendo, protejo meu próximo. Mas a gente segue debatendo e conscientizando a população para que não fuja das medidas preventivas”.

A gestora da pasta também falou que está sendo feito um processo de investigação, para que seja possível confirmar se uma variante do coronavírus está em circulação no município. “Agora estamos investigando, para saber se é só a Covid-19. Não podemos afirmar ainda, mas tudo está levando a crer que é uma variante, devido a disseminação ser com maior facilidade e intensidade, e o fluxo da doença que também está vindo mais forte. Estamos solicitando ao Lacen material para fazer a coleta de amostras e investigar”.

Audeli ainda disse que a secretaria está aguardando o prazo do decreto que está em vigor, para analisar os resultados e a partir disso adotar novas medidas.

Com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal, também foi realizada nesta manhã uma barreira sanitária na BR-407. Durante a ação, os profissionais do município e da Sesapi, orientaram sobre os cuidados básicos de prevenção a Covid-19 e também fizeram a medição de temperatura.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS