DESTAQUES

Sessão fúnebre na Câmara de Jaicós marca adeus ao ex-prefeito Zé Nicolau; familiares prestam últimas homenagens

Publicado

em

Este sábado, 13 de outubro, foi de comoção e despedidas na centenária cidade de Jaicós. Durante todo o dia, diversas pessoas passaram pelo plenário Humberto Reis da Silveira, sede do poder Legislativo jaicoense, para prestarem suas condolências aos familiares do saudoso e ilustre, José Nicolau de Souza, ex-prefeito do município.

Minutos depois das 15, com a Câmara Municipal cheia, teve início a sessão fúnebre em homenagem à José, que marcou o adeus a ele. Familiares, amigos e autoridades prestaram suas homenagens e lembraram da brilhante trajetória política e de vida de Zé Nicolau, como era conhecido.

 

Gilberto Cordeiro, genro de José, em suas palavras, ressaltou que uma das características do homenageado foi se dar pela cidade de Jaicós.  “[…] Nossa amizade prosperou, passei a fazer parte da família, e conheci a maior qualidade de Zé Nicolau, se dar por essa cidade. […] E ele conseguiu feitos para essa cidade. No tempo em que o presidente veio para Jaicós, o Helvídeo Nunes queria que o presidente fosse para Picos, mas o general disse, ele vai para Jaicós porque Zé Nicolau é meu amigo […] Ele tinha conhecimento, amizade, um jeito dócio de ser, de cativar uma amizade[…]. E esse que se encontra aqui hoje, por justa homenagem, a sua família agradece muito ao poder Legislativo municipal” concluiu.

O sobrinho, José Airton, homenageou Zé Nicolau, com poemas. Um trecho de um deles, dizia: “Zé Nicolau caiu em sono profundo, e como não somos capazes de despertá-lo, dizemos equivocadamente que ele morreu, mas o que diria Jesus, acerca desse fato?. Ele não morreu, simplesmente dorme, e porque acreditava em mim, um dia ressurgirá e viverá para sempre. Quanto mais longe do começo, mais perto do fim, essa é a vida”.

Publicidade

O vereador Antônio Robert, fez a leitura de moção de pesar recebida da Câmara Municipal de Patos e também prestou sua homenagem a José Nicolau. “[…] José Nicolau era uma pessoa simples, que não teve, como os jovens tem hoje, oportunidade de estudar, mas ele tinha um pensamento grande e trouxe muitos colégios para o nosso município. Ele também era conhecido como o homem da mão amiga da segurança de Jaicós, sempre estava presente nos momentos difíceis na segurança. Era o homem também do agricultor, que sempre olhava para o homem do campo. Ele foi, senão o melhor, um dos melhores prefeitos de Jaicós, com grandes obras, com assistência ao povo de Jaicós, isso é que escutamos nas esquinas, na boca do povo, o que nos deixa alegre. Agradecemos à Câmara, ao poder Executivo, a todos os amigos e amigas que prestaram sua homenagem vindo a essa Casa trazendo sua mão amiga para confortar a família nesse momento difícil. Muito obrigado a todos” disse ele.

 O prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, disse que Zé Nicolau foi um exemplo. “Esse é um momento de refletir e lembrar das coisas boas que o senhor José Nicolau deixou em Jaicós, na nossa terra. Um homem honrado, amigo, um vaqueiro, que ingressou na vida pública, mas com espírito de servir, de olhar para aqueles mais humildes. Ele foi uma pessoa que escolhi para me espelhar, pois foi um prefeito que sempre desejou o bem para sua terra, que muitas vezes não foi compreendido, foi humilhado, mas permaneceu de cabeça erguida” disse.

Após o encerramento da sessão, todos seguiram para a igreja matriz, onde foi celebrada a missa de corpo presente e em seguida, o cortejo seguiu até o cemitério do município onde foi realizado o sepultamento.

Morte e vida

José Nicolau, que partiu deixando um grande legado, faleceu na tarde desta sexta-feira, dia 12 de outubro, por volta das 15h20, no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, onde estava internado.

Zé Nicolau tinha 89 anos de idade. Nasceu no dia 06 de novembro de 1928, filho de Nicolau Jubelino de Sousa e Gloria Minervina de Sousa. Era casado com Maria da Soledade de Sousa, com quem teve cinco filhos – Marisa, Milton (em memória), Regina, Rejane e Lilian.

Publicidade

Em sua vida pública, foi vereador do município de Jaicós, ocupando a presidência da Câmara Municipal, vice-prefeito e prefeito. Em sua gestão foi construída uma das mais importantes obras do município, o açude Tiririca, que foi inaugurado com a presença do então presidente da República, João Figueiredo.

Imagens da despedida:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile