Connect with us

Jaicós

Sessão Solene em homenagem a José Cavalcante é realizada pela Câmara de Jaicós

Publicado

em

A Câmara Municipal de Jaicós realizou na tarde desta sexta-feira, 20 de maio, uma Sessão Solene Fúnebre para prestar sua última homenagem ao ex-vereador José Cavalcante Souto.

Cavalcante faleceu em Teresina na quinta-feira, 19 de maio, onde estava internado após sofrer um acidente de carro. Ele era ex-prefeito, ex-vice-prefeito, ex-vereador e comerciante do município de Jaicós, além de ter atuado na prestação serviços de assistência técnica e extensão rural em diversas cidades da macrorregião de Picos.

A Sessão Especial Solene foi conduzida pelo presidente da Câmara, o vereador João Bosco Evangelista, o ‘Bosquinho’, que leu o histórico do homenageado.

A sessão fúnebre contou com a presença de outros parlamentares, autoridades e secretários municipais de Jaicós, bem como os familiares e amigos, que também prestaram suas homenagens a Cavalcante.

Conhecido e querido em toda a região e no município, o ilustre cidadão, José Cavalcante Souto, mesmo não sendo natural de Jaicós, adotou o município como sua terra, constitui família, fez muitos amigos e deixou um grande legado, principalmente de trabalho.

Durante as homenagens, os oradores enalteceram a trajetória política e o trabalho desenvolvido por ele, que foi responsável pelo desenvolvimento da agricultura e pecuária na região.

O coordenador municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Jaicós, Ivo Farias, disse que Cavalcante foi político e homem muito trabalhador. “Quando chegou em Jaicós na década de 70, trabalhando na Ancar, hoje a atual Emater, fez um trabalho que se destacou não só em Jaicós, mas em toda a região de Picos. Ele teve grande atuação no desenvolvimento da agricultura e pecuária e sempre foi um grande incentivador junto aos pequenos agricultores da nossa região. […] Que Deus possa confortar os familiares de Cavalcante e que seu exemplo de trabalho e dignidade sirva para os mais jovens”, disse.

O vereador de Jaicós, Branco Rodrigues, bastante emocionado, discorreu sobre a relação de amizade, respeito e reciprocidade que teve com Cavalcante durante muitos anos, e comentou relatou ainda sobre o distanciamento dos dois por divergências políticas, salientando que sempre foi mantido a consideração e o respeito.

“Durante muito anos a gente manteve uma relação muito harmônica, digna de pai para filho, trabalhamos juntos por muito tempo, onde construímos amizade, respeito e entendimento. A herança desse ambiente político e todos os seus ensinamentos serão imortalizados durante toda a minha vida. E mesmo tendo nos afastado nas relações políticas e de trabalho, sempre mantivemos o respeito, admiração, inclusive, com família. Então, eu não poderia jamais nesse memento deixar de vir aqui prestar meus sentimentos, a minha gratidão a José Cavalcante Souto, a quem não somente o munícipio de Jaicós perde, mas toda a macrorregião de Picos”, disse.

Publicidade

O também ex-vereador Francisco Martins de Oliveira, o “Chico Tauá”, disse que Cavalcante era o símbolo do trabalho. “Na agricultura, na pecuária, no surgimento das Associações deste munícipio, tinha a iniciativa de Cavalcante. Juntos nós realizamos muitas coisas, e ele muito ajudou. Foi um grande companheiro de trabalho nesta Câmara, cidadão de pulso, ele tinha uma posição firme, independe de estar na situação ou oposição. Fez um grande trabalho por este município, a qual tenho muito orgulho de termos sido colegas em todos os mandatos que ele exerceu nesta Casa. Deus abençoe o Cavalcante e que esteja bom lugar”, pontuou.

O vereador  Antônio Robert Silveira Reis, o “Robinho”, também prestou sua homenagem. “Que seu Cavalcante descanse em paz. Ele fez um grande trabalho neste munícipio, onde foi um dos pioneiros, um incentivador da cajucultura, e precisamos nós continuar com esse trabalho. Mesmo em lados opostos, nós sempre mantivemos o respeito, a amizade, o diálogo. Ele fez muito por na nossa terra. Minha solidariedade a todos os familiares”, disse.

Após todos os pronunciamentos e encerramento da sessão, foi realizado o cortejo fúnebre até a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês, onde foi celebrada a missa de corpo presente, e em seguida, aconteceu o sepultamento.

Participaram da sessão, além dos familiares e amigos, o prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o “Neném de Edite”, o vice-prefeito Wesley Bispo, o presidente da Câmara, João Bosco Evangelista Lima, o “Bosquinho”, os vereadores, Antônio Robert, o “Robinho”, Ednaldo Santana, Messias Porteira, Divino Macêdo, Branco Rodrigues, Francisca de Paiva, Dalvenisa da Conceição, a “Mocinha”, o chefe de Gabinete, Deusmar Costa, o ex-vereadores João de Edmundo e Francisco Martins, o “Chico Tauá, e Francisco Marques, representando o prefeito de Picos, Gil Paraibano.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS