Connect with us

DESTAQUES

Sob muita comoção, Jaicós dá último adeus ao vereador Messias Porteira

Publicado

em

Em meio a muita comoção e tristeza, o município de Jaicós deu seu último adeus ao vereador João Messias da Costa, o Messias Porteira, como era popularmente conhecido.

Falecido no último domingo, dia 31 de julho, aos 34 anos, na cidade de Matão-SP, depois de ter sido esfaqueado por um conterrâneo, o corpo do vereador só chegou em sua terra natal na manhã desta sexta-feira, 05 de agosto, por volta das 9h.

Um grande número de pessoas – entre familiares e amigos – se aglomerou em frente a um prédio de propriedade de Messias, próximo ao Hospital Florisa Silva, para acompanhar a chegada do corpo. O momento foi de muita emoção.

Depois de 20 minutos de velório, o corpo do vereador seguiu em cortejo até a Câmara Municipal, onde foi realizada uma sessão solene de corpo presente. O Legislativo Municipal, do qual Messias fazia parte desde 2021, prestou sua homenagem póstuma. Populares lotaram o plenário da Casa.

Em Mensagem, a Câmara lamentou a morte do parlamentar e prestou solidariedade aos familiares. “Este poder Legislativo é solidário a perda do nobre colega vereador, que exerceu suas atividades com dignidade, dedicação e competência. Neste momento, enviamos nossas sinceras condolências, rogando a Deus que a família e os amigos encontrem o conforto necessário neste momento de dor e tristeza.”

Georgiano Neto, deputado estadual e correligionário político do parlamentar, participou da sessão, também prestou sua homenagem e se despediu de Messias. “Não poderíamos deixar de estar aqui presente prestando essa última homenagem, trazendo o nosso abraço de conforto. Sei que não é fácil, uma dor muito grande, mas peço a Deus que abençoe toda a família e o povo de Jaicós.”, disse.  

O deputado fez menção a história de Messias. “Um jovem que tem uma história de trabalho que em favor do povo de Jaicós, por isso que chegou a representar tão bem essa cidade aqui na Câmara Municipal.”, disse, classificando como covarde a maneira como Messias foi morto. “Nós também haveremos de cobrar das autoridades que todas as providências sejam tomadas para se fazer justiça à perda do vereador Messias.”

O prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, presidente municipal do PSD, partido do qual Messias fazia parte, também se pronunciou na sessão.

Ele definiu Messias como um amigo e irmão que assim como ele tem serviços prestados ao povo de Jaicós, e não só aqueles que estão no município de Jaicós, mas também, aos que estão em Matão e Prata trabalhando. “Messias fez o bem, deixou seu legado de amizades, os feitos, um cidadão de bem que, como nós, tem suas qualidades e seus defeitos, mas suas qualidades cobrem seus defeitos.”, disse.  

Publicidade

Em sua fala, Neném de Edite se colocou à disposição da família. “Não poderia deixar de prestar essa homenagem e dizer que estou à disposição da família, como sempre. Não é porque o Messias não está mais presente entre nós, que não estarei fazendo o que sempre fiz, que é servir. […] Pedir a Deus que dê o conforto a dona Carminha, ao Jailson, a esposa, ao João Vitor, a Sabrina, a Diana, a Maria, ao Aristeu, todos os filhos, primos e sobrinhos.”

O prefeito, no término da sessão de homenagem póstuma, entregou uma bandeira do município de Jaicós a dona Carminha, mãe do vereador Messias Porteira.

O vereador Bosquinho, presidente da mesa diretora da Câmara, lamentou a morte e falou da sua relação com o colega. “Messias e eu partilhamos sonhos, conquistas. Era um cidadão sempre empolgado com a vida, um grande incentivador do desenvolvimento da nossa cidade como um todo.”, disse, se solidarizando com aqueles que sentem a partida: “Quero aqui externar meus sentimentos. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos do nosso eterno vereador Messias Porteiras, o homem de todas as horas.”

O ex-vereador Elias Pereira e alunos da Cooperativa Educacional Pequeno Polegar também prestaram homenagens.

O vice-prefeito de Jaicós, Weslly Bispo, os prefeitos Joaquim Neto (de Patos do Piauí), Rivaldo Carvalho (de Massapê do Piauí), o ex-prefeito de Massapê, Chico Carvalho, e os vereadores de Jaicós, Ednaldo da Farmácia, Zé Reis, Robim Silveira, Branco Rodrigues, Mocinha Nascimento, Francisca de Manim e Sirlene Lopes, também participaram da sessão.

Encerrada a sessão solene, o corpo do vereador Messias Porteira seguiu em cortejo para localidade Tanque dos Batistas, na zona rural do município de Jaicós, onde foi sepultado.

Mais fotos


CONTEÚDO RELACIONADO:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS