Connect with us

DESTAQUES

Tenente Edivan Martins é o novo comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Jaicós

Publicado

em

A 3ª Companhia de Polícia Militar, sediada na cidade de Jaicós e pertencente ao 4° Batalhão de Picos, passa a ter um novo comandante. O 1º tenente Edivan Martins Machado, será o quarto comandante da 3ª Companhia e substituirá o tenente Geciano Pereira Ricarte, que esteve à frente da unidade durante quase um ano.O novo comandante assumiu a função durante solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 10, na sede da companhia.

A cerimônia foi bastante prestigiada, contando com a participação do comandante geral da Polícia Militar do Piauí, Lindomar Castilho, comandante Edwaldo Viana, do 4º BPM de Picos, tenente coronel Assis Sobrinho, comandante do 14º BPM de Oeiras, Major Estanislau Felipe, comandante da companhia de Paulistana, Antony Soares, do Comando de Policiamento do Semiárido, Major Lindomar Félix, Subcomandante do 4º BPM de Picos, capitão Santos, comandante da 2º CIA de Valença, capitão Gilson Medeiros, comandante da CIA de Fronteiras, capitão Jeová, subcomandante da 2º CIA de Simões e da promotora da Comarca de Jaicós, Romana Viera.

Em seu pronunciamento, o tenente Ricarte falou do trabalho executado, destacando a ausência de ocorrências envolvendo instituições financeiras, o registro de apenas um homicídio, tendo sido efetuada a prisão do acusado, as operações realizadas, a positiva atuação durante as eleições e datas festivas no município e as melhorias e aquisições, como a nova viatura para a Força Tática, fuzis e rádios comunicadores.

Ricarte também destacou o comprometimento dos policias atuantes na companhia de Jaicós e o orgulho em ter estado à frente da companhia. “Sei do comprometimento de cada um dessa tropa com a instituição, foram poucos dias que passamos juntos, mas com a graça de Deus e o compromisso que os senhores prestaram no decorrer desses dias, muito enalteceram a Polícia Militar e a sociedade da região de Jaicós e circunscrição da Companhia. Me orgulho muito de ter passado esses poucos dias aqui somando com os senhores e prestando serviço de qualidade a sociedade de Jaicós” disse.

Entre os feitos, ele também destacou a reforma realizada na sede da companhia. “Com trabalho, compromisso e Deus abençoando, conseguimos a reforma dessa companhia, onde renovamos os sistemas hidráulico e elétrico, a pintura, portas, o pátio da companhia. Destaco essa entrada, que todos de Jaicós sabem como era, e hoje, para honra e glória de Deus, se encontra dessa forma, digna” falou.

Publicidade

O mais novo comandante da 3ª Companhia, Edivan Martins, disse que estará à disposição da comunidade e gestores. “É uma grande satisfação estar aqui de volta para dar continuidade a essa missão da briosa Polícia Militar. Como disse o tenente Ricarte, não é fácil, é um trabalho difícil. Somos os sentinelas, enquanto todos dormem estamos acordados para resguardar a segurança da sociedade. Aos gestores das cidades que correspondem a nossa circunscrição, digo que estamos à disposição e estaremos dando todo apoio aos gestores e as comunidades. E o quartel está de portas abertas para a sociedade de Jaicós” disse.

Em entrevista, o comandante disse que o intuito é garantir a sensação de segurança à população de Jaicós. “É um momento muito importante, Jaicós é uma terra que já conheço, tive a oportunidade em 2010 de atuar como subcomandante e conheci o povo de jaicoense, povo hospitaleiro. E agora estamos aqui para dar continuidade, vamos levar o máximo possível à comunidade jaicoense a sensação de segurança, pois é o nosso papel dar ao povo o que eles merecem em questão de segurança pública” disse.

Ele também falou da importância da comunicação entre polícia e comunidade, destacando que o intuito é firmar parceiras para o crescimento da sociedade e da PM.   “O carro chefe no trabalho da polícia é a abordagem e o nosso papel com a comunidade é a comunicabilidade com ela, a acessibilidade. Todas as informações saem do meio da comunidade, por isso precisamos dessa parceria para combatermos a criminalidade e com isso fortalecer o laço polícia e sociedade, pois os dois devem andar juntos. Vamos sempre formar parcerias que contribuam para crescer e abrilhantar a sociedade de Jaicós e a Polícia Militar” falou.

O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, ressaltou o belo trabalho exercido pelo tenente Ricarte. “Estar hoje em Jaicós é motivo de alegria. Embora Ricarte esteja se despedindo da função dele, digo que a passagem de comando é comum na Polícia Militar. Não tenha dúvida Ricarte que você está de parabéns pela função que desempenhou aqui com toda honradez e compromisso. Chegar aqui e encontrar esse quartel limpo, bem cuidado e zelado, mostra que você sai daqui honrado, com a cabeça erguida, porque cumpriu realmente sua missão e fez aquilo que é dever de todo oficial, cuidar da usa tropa, do seu ambiente de trabalho” disse.

Ele também desejou ao novo comandante um bom trabalho no comando da Companhia de Jaicós. “Quero desejar ao tenente Edivan que Deus o abençoe na missão. Ele já conhece a região e sabe a rotina do município, então é só acertar o passo e fazer um trabalho intenso e continuar na mesma pegada que o tenente Ricarte, mantendo a ordem e a tranquilidade, naquilo que cabe a Polícia Militar. Esteja à frente com sua tropa correndo os mesmo riscos e enfrentando as mesmas dificuldades que eles, para que você consiga conquistar sua tropa e assim ter autoridade para comandar. Ajudem também ao tenente que chega no comando” falou.

Publicidade

A promotora da comarca de Jaicós, Drª. Romana Vieira, parabenizou o tenente Ricarte pelo trabalho realizado. “Não poderia deixar passar esse momento sem parabenizar o excelente trabalho realizado pelo tenente Ricarte aqui na companhia de Jaicós. O parabenizo por ser um homem temente a Deus, com princípios e valores bem definidos e por amar a sua profissão. Desejo que Deus o abençoe no seu novo posto” falou.

Ela também parabenizou o novo comandante e se colocou à disposição para o trabalho em parceira. “Parabenizo o atual comandante de Jaicós pela passagem do comando e também por todo seu trabalho desempenhado junto ao Batalhão de Picos. Desejo toda sorte, que Deus o abençoe e que o trabalho seja realizado em parceria com o Ministério Público, Judiciário, demais órgãos públicos e sociedade civil.  Me coloco a disposição para trabalhar junto a todos os órgãos públicos da cidade” disse.

Condecorações

Na mesma cerimônia, o tenente Ricarte condecorou dois policiais militares da 3ª Companhia, pelos relevantes serviços prestados à Polícia Militar, em favor da sociedade piauiense.

O Terceiro Sargento PM Paulo César da Silva, foi condecorado com medalha de prata e certificado pelos 20 anos de serviços prestados e o Cabo PM Francisco das Chagas Guimarães da Silva, recebeu medalha de bronze certificado, pelos 10 anos de serviço prestado.

Um dos homenageados, o Cabo PM Francisco das Chagas, disse que receber a homenagem é um sentimento de dever cumprido. “Me sinto bem com essa homenagem, uma medalha de dez anos de relevantes serviços prestados à população e é uma medalha que faz você se aproximar mais das pessoas, exercer um trabalho bem desenvolvido, uma comunicação mais próxima. Receber essa medalha hoje é um sentimento de dever cumprido” disse.

Veja mais fotos da solenidade:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS