Connect with us

Jaicós

Vereador Bosquinho solicita cursos profissionalizantes para Jaicós

Publicado

em

Qualificar a mão de obra para o mercado de trabalho. É o que busca o vereador do município de Jaicós, João Bosco Evangelista Lima, o Bosquinho – MDB, que apresentou dois Requerimentos na Câmara Municipal, em sessão realizada na noite desta sexta-feira (5), solicitando a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes.

Um dos Requerimentos, direcionado à Secretaria Estadual de Educação e para a Coordenação do Pronatec no Piauí, o parlamentar solicita cursos técnico em Segurança do Trabalho, em Administração, Enfermagem e em Manutenção e Suporte em Informática.

Bosquinho salienta que o Pronatec compreende a mais ambiciosa reforma já realizada na Educação Profissional e Tecnológica brasileira, considerando seus objetivos, expandir, interiorizar e democratizar a oferta presencial e a distância de Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada, além de fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da EPT, contribuindo para a melhoria da qualidade do Ensino Médio da rede pública estadual, por meio da articulação com a Educação Profissional.

“Para quem quer entrar no mercado de trabalho, a educação técnica é o melhor passaporte para conseguir o primeiro emprego. Para os que já estão no mercado de trabalho, em tempos de crise, quando as empresas demitem, elas optam por eliminar aqueles menos produtivos, então neste caso, quem tem uma formação técnica também tem um diferencial importante. Portanto, esses cursos são de grande importância para o nosso município, principalmente para aqueles que saíram do mercado de trabalho e querem retornar, o melhor caminho é fazer um curso técnico para agilizar este retorno.”, argumentou.

Um segundo Requerimento, direcionado ao Sebrae, o parlamentar solicitou cursos profissionalizantes de mecânica de motocicletas e automóveis diesel e gasolina, corte e costura, confeitaria e panificação, informática básica e avançada.

Publicidade

Bosquinho acredita que é possível que se abra novas possibilidades e se oriente alunos, em diferentes níveis de ensino, para teorias e caminhos que explorem o potencial empreendedor que se guarda em diversos setores profissionais.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS