Connect with us

Jaicós

Vereador Divino Macedo solicita construção de aterro sanitário e reativação de lavanderia em Jaicós

Publicado

em

Dois requerimentos de autoria do vereador Divino Macedo de Carvalho, foram aprovados na sessão da Câmara Municipal de Jaicós, realizada na manhã desta sexta-feira (06), no plenário Deputado Humberto Reis da Silveira.

No primeiro requerimento, o vereador solicitou ao prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, e ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Luvercy Carvalho, a reativação da Lavanderia Marina Barbosa, localizada no Centro da cidade.

Divino disse que a lavanderia está abandonada e precisa ser reativada para servir a população. “É uma solicitação da população que seja feita a reativação da Lavanderia para servir a todos, principalmente aos que não tem água em suas residências. Outro fator importante é sobre a limpeza do local, que está abandonada atraindo mosquitos, moscas, ratos, cobras e consequentemente doenças. Portanto, pedimos que o gestor municipal reative a lavanderia Marina Barbosa que tem uma história bonita e intensa em nosso município, e que hoje está abandonada” disse.

No Requerimento n° 03/2020, também destinado ao prefeito municipal e ao secretário de Obras e Serviços Públicos, Divino Macedo pediu que seja feita a construção de um aterro sanitário no município de Jaicós.

Segundo ele, o município de Jaicós dispõe de um lixão sem nenhuma preparação anterior do solo e que não possui sistema de tratamento de efluentes líquidos, o chorume, que atrai substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático.

Publicidade

Ele ainda justificou que pessoas e animais tem contato direto com os rejeitos no lixão. “Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, e pior ainda, crianças, adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as consequências ambientais e sociais negativas” falou.

Durante a sessão ainda foi apresentado o Projeto de Lei nº 06°/2020, que fixa o piso salarial aos profissionais do magistério público da educação básica do município de Jaicós, adequando assim o plano de cargos, carreira e remuneração do magistério, segundo os ditames da Lei Federal nº’. 11.738/2008, altera a tabela salarial dos professores da rede pública municipal e estabelece outras providências.  A autoria é do Poder Executivo.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS