Connect with us

Jaicós

Vereadora solicita construção de abrigo para moradores de rua em Jaicós

Publicado

em

A vereadora do município de Jaicós, Jozete Alves de Carvalho, do Progressistas, apresentou Requerimento na Câmara Municipal de Jaicós, em sessão ordinária realizada na noite desta sexta-feira (5), em que solicita do Governo Municipal a construção de um albergue municipal.

Ao justificar o pedido, a parlamentar salientou que diariamente encontra pessoas que dormem nas praças e logradouros públicos de acesso livre. “Muitas vezes são pessoas que estão passando pela nossa cidade a procura de emprego e nada encontram, ou até mesmo nossos conterrâneos. Seria justo que o município construísse um local adequado para recolher essas pessoas, disponibilizando banho, roupas limpas, medicação se necessário, uma boa alimentação e uma cama para um bom sono”, disse.

A vereadora Pretinha, como é conhecida, acrescentou que os moradores de rua são pessoas que carregam diversos tipos de problemas, entre eles, estão o socioeconômico, familiar, saúde etc. “A grande maioria deles possui algum tipo de vício. Ao visitarmos um morador de rua, estamos visitando o próprio Senhor Jesus”, citando um trecho bíblico: “Quando fizerdes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”, do livro de Mateus, 25,40.

Sensibilizada, a vereadora salientou que existem moradores de rua na cidade de Jaicós, que no período de inverno sofrem muito. “A construção do albergue visa garantir acolhida a pessoas em situação de rua, migrante, imigrante, itinerante e munícipe, que se encontre em situação de vulnerabilidade pessoal e social, com vista ao resgate dos direitos e inclusão social.”, disse.

No Requerimento, a vereadora autora destacou o papel do albergue. “Proporcionar uma boa acolhida para jovens, homens, idosos e famílias que chegam ao albergue espontaneamente ou encaminhados por serviços da rede. Ofertar aos usuários condições dignas de higienização, alimentação e dormida. Garantir atendimento psicossocial individual ou mesmo grupal às pessoas em situação de rua e estimular os migrantes ao retorno a sua cidade natal. Em se tratando de crianças encaminhar as crianças e adolescentes ao serviço da Educação, creches e colégios, de acordo com a demanda e o retorno a seus familiares. Sendo assim o acolhimento aos moradores de rua visa desenvolver a autonomia e cidadania deste público que está em situação de vulnerabilidade social”.

Publicidade

Aprovado por unanimidade no plenário, a solicitação será encaminhada à Prefeitura Municipal de Jaicós, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos e Secretaria Municipal de Assistência Social.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS