Connect with us

Francisco Macêdo

JANEIRO BRANCO | Assistência Social de Francisco Macedo promove roda de conversa e reforça cuidados à saúde mental

Publicado

em

Em alusão à campanha Janeiro Branco, que esse ano tem por tema “A vida pede equilíbrio”, a Prefeitura Municipal de Francisco Macedo, por meio da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), promoveu uma roda de conversa na manhã desta terça-feira (17), para debater assuntos relacionados a saúde mental.

O momento aconteceu no Auditório Francisco das Chagas Alencar e teve o objetivo de obter uma maior interação entre a população através da troca de experiências, e também apresentação e resolução de problemas costumeiramente enfrentados no convívio social e familiar, tendo em vista também os crescentes casos de distúrbios mentais como depressão e ansiedade.

Os adolescentes do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) do CRAS participaram do momento, onde também teve gincanas e brincadeiras, sendo momentos de descontração e aprendizados.

A assistente social Sara Leal conta como deu-se início a campanha Janeiro Branco e o momento de conversa ora feito.

“Nós demos início com uma campanha nas redes sociais, através do Instagram, onde foi criado um filtro em que a pessoa pode tirar foto da campanha Janeiro Branco, postar e nos marcar na postagem. Hoje estamos fazendo este encontro que é uma roda de conversa, um momento mais íntimo com os pais e adolescentes, onde podemos estar trocando ideias, com um contato mais próximo do público”, disse.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ester Damares, falou sobre o que a campanha Janeiro Branco busca e oferece para população.

“A campanha Janeiro Branco está sendo a primeira realizada esse ano e ela busca a conscientização sobre a saúde mental. É uma forma de alerta para aquelas pessoas que sofrem de ansiedade, estresse e a depressão. Através dessa campanha a gente repassa informações para que as pessoas saibam que elas não estão sozinhas e que temos profissionais que podem estar ajudando nesse problema”, frisou.

O prefeito Adeilson Carvalho, o Novim, esteve presente, falou sobre a depressão e destacou que a gestão está pronta para ajudar nesse problema.

“Sabemos que na pós-pandemia existem resquícios de depressão tendo em vista o tempo que as pessoas ficaram em fase de isolamento e as escolas foram suspensas, entre outras atividades. A depressão tem sido um dos maiores problemas do século em todo mundo. Já perdemos jovens por depressão e é uma coisa que precisa de tratamento, cuidado, interação, uma integração entre a educação, o social, pais e alunos porque se observarmos, a droga e o álcool são fatores que tem ajudado as pessoas a entrarem em outros caminhos. A depressão é silenciosa, precisa de cuidado, tratamento e apoio. Estamos pronto para abraçar, apoiar e ajudar no que for possível”, afirmou o gestor.

A psicóloga do CRAS, Leyse Barroso, deu orientações na roda conversa e fala que a campanha tem um sentido de desmistificar a população em relação à procura de ajuda, que é um dos problemas enfrentados para quem sofre com os distúrbios mentais.

Publicidade

“Na campanha do Janeiro Branco, nós temos o objetivo de mobilizar e informar toda população para estar procurando ajuda em relação aos cuidados da saúde mental, porque infelizmente existem muitos tabus em relação a essa procura, tanto do psicólogo, quanto do psiquiatra, então para estarmos desmitificando tudo isso, informado a população na procura de estar em dia com a saúde mental, como o próprio nome da campanha diz ‘A vida pede equilíbrio’, e serve para estar traçando estratégias para ajudar a população a estar procurando ter esse equilíbrio emocional”, explicou a psicóloga.

O secretário de Saúde Adenilson Antão e outros funcionários da saúde do município estiveram presentes.

Ao final, um lanche foi servido para todos os participantes, junto com a entrega de lembrancinhas.

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014 que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. O mês de janeiro foi escolhido porque é nele que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.

A campanha foi criada por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, e convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental. O objetivo é colocar esse tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional, algo que gera impactos preocupantes na sociedade.

Publicidade

Veja mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS