Connect with us

MUNICÍPIOS

Mais de 6 mil pessoas não voltaram aos postos para 2ª dose da vacina em Teresina

Publicado

em

Dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) apontam que 6.397 pessoas não compareceram aos locais de imunização para tomar a  segunda dose da vacina contra a covid-19 em Teresina no prazo especificado no cartão de vacinação.

A orientação da FMS é que todas as pessoas que estão com atraso na segunda dose da vacina Astrazeneca podem ir a qualquer ponto de drive thru até esta quarta-feira (28), até às 17h. Os teresinenses com atraso na aplicação da 2ª dose de outros imunizantes devem ficar atentos aos cronogramas divulgados.

Para tentar identificar as pessoas com a vacina atrasada e orientar sobre a importância da imunização completa, um processo de busca ativa, através de ligações e mensagens de whatsapp, foi iniciado pela FMS. A ação também tem como objetivo completar os dados que faltam nos cadastros realizados no momento da aplicação das doses.

“Verificamos que existem casos de pessoas que já passaram da data de tomar a segunda dose, existem casos de dados incompletos ou com algum erro quando vai ser feito o lançamento de informações no Sistema do Ministério da Saúde e precisamos verificar essas informações. Estamos fazendo contato nesses casos”, explicou Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação em Teresina.

De acordo com o vacinômetro, da Secretaria Estadual de Saúde, 376.550 já receberam primeira dose. Desse total, 117.922 já receberam a segunda dose do imunizante no prazo estabelecido, o que representa 14,96% da população com a imunização completa na capital.

Publicidade

Agendamento

Nesta terça-feira (27), a Fundação Municipal de Saúde reabriu o agendamento para a 1ª dose de grupos prioritários e para a segunda dose da Pfizer das pessoas que precisam tomar o reforço até o próximo domingo (01) e ainda não conseguiram marcar.

A orientação ainda é que as pessoas que têm segunda dose marcada para depois de primeiro de agosto não façam agendamento e aguarde a abertura específica para a próxima semana. Todas sextas-feiras a FMS vai abrir agendamento para segunda dose, sempre com datas para a semana seguinte.

Para realizar o agendamento, basta acessar o site Vacina Já, da Fundação Municipal de Saúde.

Natanael Souza
cidadeverde.com 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS