Connect with us

Marcolândia

MARCOLÂNDIA | Prefeito Dr. Corinto participa de reunião com arrendatários do Parque Eólico e garante apoio

Publicado

em

Moradores de áreas do Parque Eólico de Marcolândia, que compõem o Complexo Eólico Ventos do Araripe III, se reuniram nesta quinta-feira (14), na Câmara de Vereadores, para tratar em reunião sobre direitos entre os arrendatários que estão na área do parque.

Ao assinar o contrato com as empresas foram assegurados os direitos conforme lei, segundo destacou Feliciano que é membro da (ACMAS) Associação dos Arrendatários Atingidos pelos Aerogeradores dos Municípios de Caldeirão Grande do Piauí, Marcolândia e Simões. Ele revelou que o que foi acordado no contrato não está sendo cumprido por parte da autarquia.

“Criamos essa associação e estamos fazendo essa reunião para dar os primeiros passos em busca dos nossos direitos”, explica.

Existe uma planilha que descreve a quantidade de energia gerada em cada propriedade convertida em dinheiro e serve para elucidar se o percentual é de 1.5% conforme o contrato, entre outras ações que beneficiam os associados.

A exemplo de alguns impasses ele destacou as matrículas de todas as propriedades que fazem parte da comarca de Fronteiras, bem como a senha do Cadastro Ambiental Rural que os produtores não têm.

O advogado da Associação, Pedro Vinicius, esteve presente onde orientou os associados na regularização dos pagamentos e de seus calendários, demonstrativos da produção e venda das energias produzidas nas terras arrendadas. Na reunião foram traçadas metas para a resolução de outros imbróglios.

Publicidade

O prefeito de Marcolândia Dr. Corinto Matos esteve presente e se mostrou à disposição e destacou a importância da organização associativa para a busca dos direitos.

O Parque Eólico de Marcolândia que compõem o Complexo Eólico Ventos do Araripe III, foi instalado na fronteira entre o Piauí e Pernambuco, inaugurado em junho de 2017.  

O investimento de cerca de R$ 1,8 bilhão, é composto por 14 parques: nove no Piauí – sendo um em Marcolândia – e cinco em Pernambuco.

Até o ano de inauguração o Complexo Eólico Ventos do Araripe III possuía 156 aerogeradores e potência instalada de 359 MW, energia suficiente para abastecer 400 mil casas.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS