Connect with us

Marcolândia

Câmara Setorial da mandiocultura é criada durante reunião realizada em Marcolândia

Publicado

em

Com a presença de representantes do Governo do Estado, sindicatos, associações, produtores, proprietários de casas de farinha e de órgãos estaduais, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro, no município de Marcolândia, uma reunião que marcou a criação da Câmara Setorial da Mandiocultura.

A Câmara Setorial tem como objetivo tratar a partir de agora de todos os problemas relativos a atividade da mandiocultura no estado, seja na área da produção da mandioca no campo, seja na transformação da mandioca em farinha na indústria e sua comercialização.

Na oportunidade foi escolhida os membros da diretoria da Câmara Setorial da Mandiocultura que irá conduzir os trabalhos, ficando como presidente Francisco José de Oliveira (Francisco Claro) e como vice-presidente a atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marcolândia, Jacirlene Lopes.

Diretoria escolhida

Como primeiro secretário foi escolhido Valmir Alves, representante da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar, e como 2º secretário, José Aécio, técnico do EMATER no município de Marcolândia.

Publicidade

De acordo com o coordenador das Câmaras Setoriais do Estado do Piauí, Sérgio Vilela, o encontro pode ficar como um marco de desenvolvimento da mandiocultura na região com a criação da Câmara Setorial.

Sérgio Vilela

“Tiramos como primeiro objetivo nesta reunião buscar a formalização do setor perante os órgãos públicos para resolver problemas trabalhistas, problemas de legislação sanitária e outros problemas que hoje prejudicam o desenvolvimento do setor. Depois disso vamos trabalhar para melhorar o processo de produção, no campo quanto na indústria, com equipamentos novos, com uma linha de produção padrão, que seja aprovada pelo Ministério da Agricultura e pela ADAPI. São vários desafios que teremos daqui pra frente, mas a criação desta Câmara foi o primeiro passo”, destacou.

Em entrevista a nossa reportagem, o secretário de Desenvolvimento Rural de Marcolândia, Reginaldo Sousa, ressaltou que a criação da Câmara Setorial da Mandiocultura é de suma importância. “Sabemos da importância e com isso a gestão do prefeito Chico Pitu tem dado total apoio, pois além de buscar soluções para enfrentar os problemas que temos enfrentado com relação as casas de farinha, também irá dá ênfase na valorização do comércio da mandiocultura no município. Estamos engajados na busca de soluções e de espaço para que possamos trabalhar de forma adequada, dentro das possibilidades e expandir nossa matéria-prima, que é a farinha”, finalizou o secretário.

Reginaldo Sousa, secretário

Publicidade

Na oportunidade o presidente da Câmara Setorial da Carnaúba, Luciano Bandeira, explanou sobre a experiência e avanços no setor após a criação da mesma.

Luciano Bandeira durante explanação

Durante a reunião estiveram também presentes, a vice-prefeita Vanete Rodrigues; Ana Mary, do SEBRAE – Picos; Tales Matos, da ONG Chapada e o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Marcolândia, Carlos Marinho.

Fonte: Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS