Connect with us

DESTAQUES

MARCOLÂNDIA | Alunos da rede estadual alcançam excelentes resultados na Redação do ENEM 2019

Publicado

em

Três meses repletos de expectativas, ansiedades, surpresas e emoções! Assim foi a espera pelo resultado do ENEM por milhões de alunos de todo o país. O resultado oficial foi divulgado na última sexta-feira, 17 de janeiro.

Em Marcolândia, município distante a 420 quilômetros da capital piauiense Teresina, os alunos Fernando Cícero, do 3º ano “D” e Tamires Lopes, do 3º ano “B”, ambos concludentes do ensino médio da Escola Estadual Cosma Ramos de Sousa, obtiveram destaque na nota da Redação do ENEM edição 2019, cujo o tema foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

_Fernando Cícero Sousa Silva, de 19 anos, alcançou 960 dos 1.000 pontos totais da prova de redação. O jovem declarou desejar cursar Enfermagem ou Nutrição pela Universidade Federal do Piauí-UFPI.

“O sentimento ao ver minha nota foi de muita gratidão, pois foi a primeira vez que realizei a prova, por todo o tempo que dediquei a uma das áreas mais temidas do ENEM. Não tive como controlar a emoção. Chorei muito. Tenho certeza que essa nota irá abrir muitas portas para mim. Agradeço imensamente aos meus professores por todo conhecimento que me passaram, e também agradeço a minha família por acreditarem e confiarem em mim, especialmente a minha mãe Josefa. Essa conquista não é só minha, mas sim de vocês todos.”, destacou Fernando.

Fernando foi vice-presidente do Grêmio Estudantil Leão Dourado em 2018; classificado para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP em 2018; medalhista da turma por ser um dos alunos Nota 10 de Matemática em 2018; recebeu o certificado de honra ao mérito – Aluno Nota 1.000 na Oficina de Redação do ENEM, realizada pelo polo de apoio presencial da UAB/UFPI de Simões-PI em 2019 e foi líder de suas turmas no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, 2017 a 2019.

Publicidade

_Tamires Lopes da Silva: de 17 anos, obteve 860 dos 1.000 pontos totais da prova de redação. A jovem declarou desejar cursar Psicologia ou História pela Universidade Federal do Piauí-UFPI.

“Eu estava muito ansiosa. Quando entrei no site, ainda com medo por não ter me sentido tão confiante na elaboração do meu texto devido o tema ser inesperado por mim, fiquei alguns segundos “extasiada” sem crer. Saí pulando e gritando pela casa, feliz demais. Foi um sonho realizado. Agradeço a Deus, a minha família, e em especial a minha professora Diana, que desde o meu 1º ano, vem me dando dicas e total apoio. Fiz o ENEM 2018 como treineira e alcancei 600 pontos na redação. Consegui esse up de 600 para 860 graças a ela.”, declarou Tamires.

Tamires recebeu dois certificados de maior nota do bimestre nas disciplinas de Geografia e de Filosofia em 2017; alcançou o nível avançado na prova do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí-SAEPI em 2018; elegida Aluna Leitura em 2018; medalhista da turma por ser uma das alunas Nota 10 de Matemática em 2018; monitora de Português e Matemática no 2° ano 2018; tesoureira do Grêmio Estudantil Leão Dourado em 2018 e foi líder de suas turmas no 2° e 3° ano do ensino médio, 2018 e 2019.

A professora Diana Barbosa, que foi educadora de Língua Portuguesa do 3º ano, contente e satisfeita com os resultados, deixa suas mensagens especiais.

“Fernando, aluno esforçado e determinado. Mais uma vitória está conquistando com nota de destaque no ENEM. Tudo isso fruto de muito esforço, foco e perseverança. Tenho orgulho de ser professora de alguém assim que respeita seu semelhante, que honra seus professores, que apesar  de passar por tantos problemas pessoais, não desistiu de sonhar e provou mais uma vez que com fé e determinação nenhum obstáculo é intransponível”, disse Diana.

Publicidade

“Tamires, aluna dedicada e esforçada. Fico honrada por ser sua professora. É muito bom lecionar para educandos como você. Que sabem valorizar o saber, os professores. Parabéns pela nota de destaque no ENEM. Essa é só uma conquista de muitas que virão para sua vida. Seu sucesso é uma consequência de foco, perseverança e dedicação”, disse Diana.

A professora Cândida Rosa, que foi educadora de Língua Portuguesa no 2º ano, se sente honrada pela notícia das aprovações e deixa suas mensagens de felicitação.

“Recebi a notícia da nota de Fernando na redação do ENEM com muita alegria, não com surpresa porque ele sempre buscou se superar a cada texto que ele redigia mesmo sem que lhe fosse cobrado. Fernando sempre se destacou na sala de aula pelo compromisso, responsabilidade e esforço de superar a si mesmo. Uma qualidade nele que sempre admirei, entre tantas, é a capacidade de dividir. Ele tem prazer em compartilhar o que aprendeu e ajudar aos colegas que sentem dificuldade em alguma área, porque Fernando não se destaca só em Português, ele é excelente em tudo. Só posso desejar que Deus continue capacitando-o e dando a ele oportunidades de sempre se superar e ter muito sucesso”, disse Cândida.

“Tamires Lopes sempre foi uma exímia aluna. Muito estudiosa, comprometida e responsável. Ama ler e isso facilita muito a sua boa redação. Fico feliz por ter de alguma forma contribuído para o seu bom resultado. Mas atribuo a ti esse tão grande sucesso, pois soube aplicar aquilo que lhe foi passado ao longo dos seus anos escolares. Sem dúvida, terá um futuro brilhante”, disse Cândida.

A diretora Edleide Marinho e a Coordenadora Pedagógica Mª Luisa Sobrinho, que formam a equipe gestora da Unidade Escolar Cosma Ramos de Sousa, deixam sua mensagem de parabéns e motivação.

Publicidade

“Parabéns por mais essa conquista. Nós que sempre estivemos ao lado de vocês ficamos felizes em saber que conseguiram mais uma meta. Nunca desistam de seus sonhos quando surgir obstáculos. Vocês tem tudo para se tornarem ainda maiores e muito felizes. Corram atrás, vão em busca das suas realizações. Vocês podem sempre mais. Parabéns por estarem sempre se esforçando, temos orgulho de vocês. Sucesso. Vocês vão longe”, declararam a equipe gestora.

Fernando e Tamires se destacam nos estudos, sendo exemplos de motivação para seus colegas e motivo de orgulho aos pais e professores pelos seus notáveis interesses e dedicação pelos estudos.

_Sobre o ENEM: O Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP, vinculados ao Ministério da Educação-MEC, existente desde 1998 visando avaliar a qualidade de ensino e aprendizagem do ensino médio brasileiro. Além de proporcionar aos alunos vagas de cursos de nível superior em instituições públicas através do Sistema de Seleção Unificada-SISU, bem como em instituições privadas através do Programa Universidade para Todos-PROUNI e do Financiamento Estudantil-FIES.

……………………………………………………………………………….

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:

Publicidade

@cidadesnanet

facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS