Connect with us

Marcolândia

Marcolândia é certificada com Selo Ambiental na categoria B do ICMS Ecológico 2021

Publicado

em

O Selo Ambiental de Marcolândia foi elevado à categoria B do ICMS Ecológico 2021 ao conquistar 93 pontos como resultado do trabalho desenvolvido em prol da educação ambiental pela gestão “Amor e respeito pelo povo” do prefeito Dr. Corinto Matos.

A lista de municípios do Piauí certificados com o selo foi divulgada na tarde desta quarta-feira, 08 de setembro, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR). Em julho, Marcolândia havia conquistado o Selo C, mas devido a interposição de recursos, a SEMAR reconheceu através das ações e garantiu novos pontos para o município.

A conquista do Selo Ambiental se deve ao atendimento de critérios ambientais estabelecidos pelo Governo do Estado, que são: Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Redução do Índice de Desmatamento, Redução do Risco de Queimadas, Conservação do Solo, da Água e da Biodiversidade, Proteção de Mananciais de Abastecimento Público, Identificação de Fontes de Poluição, Edificações Irregulares, Unidades de Conservação Ambiental e Legislação sobre a Política Municipal do Meio Ambiente.

O prefeito Dr. Corinto Matos destaca que para alçar esse nível foram desenvolvidas ações em prol do Meio Ambiente envolvendo as secretarias e diversos públicos.

“Realizamos diversas ações sobre educação ambiental com palestras, aulas de campo envolvendo produtores rurais, assim como os agentes de limpeza pública, profissionais das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, entre outras, ministradas pelo engenheiro florestal, Gedeones Brito. Foi um trabalho incessante que favorece toda a comunidade de forma direta e indiretamente”, ressaltou o prefeito de Marcolândia.

À frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Carlos Daniel, falou à nossa redação que toda ação voltada com essa finalidade vai favorecer a população ter uma vida com qualidade.

Publicidade

“Nós dependemos do Meio Ambiente para vivermos saudáveis, ou seja, se não cuidarmos dele certamente não estamos cuidando de nós mesmos. O ar que respiramos, os nosso alimentos, entre outras coisas, tudo isso é oriundo do meio ambiente. Por isso que é indispensável preservarmos”, concluiu o secretário.

O que é o Selo Ambiental?

É o documento estadual de certificação de desempenho da gestão municipal de meio ambiente, sendo condição para que os municípios possam ter acesso aos recursos oriundos do ICMS Ecológico – mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores do ICMS – desde que atendam aos critérios ambientais estabelecidos pelo governo estadual.

Facebook

MAIS ACESSADAS