Connect with us

Marcolândia

Saúde de Marcolândia inicia ações da campanha Outubro Rosa

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Marcolândia iniciou nesta segunda-feira (24) as ações da Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo chamar atenção para prevenção ao câncer de mama e também do colo de útero.

A iniciativa conta com apoio prefeito Dr. Corinto Matos e do vice-prefeito Valmir de Juracy que estão à frente da gestão “Amor e respeito pelo povo”.

A secretária de Saúde, Domitília Alencar, frisa a importância da campanha.

Recepcionista Kátia ao lado da secretária Domitília Alencar – Foto: Francisco Carvalho (Ascom)

“É uma forma de orientar e fazer com que as pessoas se conscientizem no tocante a importância e necessidade de fazer exames e prevenção para evitar que doenças como o câncer atinja as pessoas. Então essa ações da saúde s´´o tem a trazer benefícios para o povo de Marcolândia”, destaca.

Durante três dias, de acordo com a enfermeira Mônica Tavares, coordenadora da Atenção Básica, as atividades acontecem nos postos do bairro Novo Milênio e da Secretaria de Saúde, nas UBAS da COHAB e Serra dos Elias, bem como no bairro Morada Nova.

Serão disponibilizados pelas equipes de profissionais, os exames de prevenção ao câncer de colo de útero, exame clínico da mama com médicos e, indicações de ultrassonografias e mamografias conforme avaliação médica.

Além disso haverá aferição de pressão arterial e glicemia capilar, vacinação, avaliação nutricional, atendimento odontológico, entre outros.

Publicidade

Mônica destacou que terá espaço de corte de cabelo para doações às instituições filantrópicas que confeccionam perucas.

A ações acima citadas acontecem nesta segunda e terça-feira.

Na quarta-feira (26), o médico estará atendendo o público-alvo e realizando ultrassonografias mamárias, onde haverá também sorteio de uma geladeira.

“Faremos o sorteio de uma geladeira correspondente para pessoas que fizeram a prevenção do câncer de colo de útero nos meses anteriores, entre outros brindes que serão sorteados”, destaca Mônica.

Na quinta-feira (27), a programação do Outubro Rosa é voltada para a realização de mamografias.

“Este ano a procura é considerada boa porque estamos fazendo a divisão desse público-alvo nos diversos postos, nas unidades de saúde do município”, ressalta.

No ano passado, foi concentrado 80% dos atendimentos na Secretaria de Saúde do município.

Publicidade

Fotos por Francisco Carvalho – Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS