Connect with us

Marcolândia

Sessão na Câmara de Marcolândia marca adeus ao ex-prefeito Lafaiete; familiares e autoridades prestam últimas homenagens

Publicado

em

A população de Marcolândia deu o seu último adeus ao ex-prefeito Lafaiete Pereira de Castro, morto por volta das 19h30min da última terça – feira, 16, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde estava internado há mais de 1 mês.

Lafaiete foi o primeiro prefeito do município de Marcolândia. Ele tinha 70 anos. O corpo de Lafaiete, que foi vítima de uma parada cardiorrespiratória, chegou ao município por volta das 11h10min desta quarta-feira, 17 e foi velado em sua residência na Avenida Corinto Matos, nas proximidades da Igreja Católica.

Às 7h30min desta quinta-feira santa, dia 18, ele foi conduzido para a Câmara Municipal de Marcolândia, onde familiares, amigos, políticos, além de autoridades, prestaram as últimas homenagens, fazendo relatos sobre a vida de Lafaiete. Ao final aconteceu o sepultamento no cemitério local.

Presenças

Várias autoridades estiveram presentes, entre elas o prefeito de Marcolândia, Chico Pitu, a vice – prefeita Vanete Rodrigues, o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, João Vianney, os vereadores local, Chico Joaquim, Naldim, Dunga, Birica, Antônio Andrade, Irmão Robério, Irma Luiza, Júnior Rodrigues e Erivan Ramos. Também estiveram presentes os ex – vereadores, que legislaram a época que Lafaiete e Amaro Amadeu governou o município, sendo eles, Jucerjânio, Zezé de Zumiro, Dibá Coutinho, Osvaldo Costa, Zé Justino, Zé Filho, Chico Aroeira, Domitilia e Valmizim.

Publicidade

_Homenagens

A sessão fúnebre foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Chico Joaquim. “É uma dor grande a perda desse cidadão que buscou a independência de todos nós marcolandenses e que Deus dê a recompensa por tudo que ele fez por nossa Marcolândia e por todos cidadãos e cidadãs da nossa terra. Lafaiete doou a vida para entrar para história”, disse.

O prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, João Vianney também prestou suas condolências à família e disse que Lafaiete deixa um grande legado. “É difícil para Marcolândia e para Caldeirão Grande que perderam um filho e um amigo. A amizade que ele tinha e agora essas dores Caldeirão abraça também. Ele deixará um legado vivo para Marcolândia. Que Deus o receba e conforte a família. Quero dizer que estaremos juntos”, disse o prefeito João Vianney que acompanhou o funeral.

O prefeito de Marcolândia, Chico Pitu, bastante emocionado usou duas palavras para fazer referências ao ex – prefeito. “Eu estou sem palavras [… choro…], ele vai deixar duas grandes coisas aprendizagem e saudade”, pontuou.

O vereador Robério Teixeira.  “Para gente que está vivo é um privilégio porque conhecemos Lafaiete. Fui amigo desde infância e depois de adultos fomos funcionários públicos no Posto Fiscal. Posteriormente fomos políticos sendo ele prefeito e eu vereador. Peço que a família enlutada aceite meus pesares. Senti uma tristeza grande quando recebi a notícia ontem às 5h quando estava saindo de viagem para Juazeiro do Norte. Tenho amizade com a família Pereira de Castro e estou trespassado com tanta dor e tanta agonia”, desabafou.

Publicidade

A vereadora Irmã Luísa. “Pedimos forças a Deus para a família e para os que ficam. Estou sem palavras […] Lafaiete sempre foi um amigo e vamos ficar com a saudade dele e as boas lembranças. Que Deus abençoe a todos”, desabafou.

O vereador Erivan Ramos disse em sua fala que é preciso reconhecer a autoridade que foi Lafaiete. “É uma sessão de grande tristeza para Marcolândia. Temos a obrigação de reconhecer a grande autoridade que foi nosso amigo Lafaiete. Foi um cidadão que deu o primeiro passo para que Marcolândia tornasse cidade. Foi um grande líder. Quero me solidarizar com toda família nesse momento de dor e muita tristeza”, lamenta.

O vereador Birica. “É um momento de tristeza e também de honraria e homenagem a um homem que tem sua história marcada em Marcolândia […] nós marcolandenses seguimos com muito peso por essa partida do nosso amigo que teve grande participação no processo de emancipação nessa cidade. Ele tinha uma humildade que todos nós sabemos. Ele gostava de fazer para o povo e implantou as primeiras obras no município Lafaiete está imortalizado na história de Marcolândia”, declarou.

O Vereador Dunga fez um resgate histórico de forma breve do primeiro ano de mandato, época em que era prefeito de Marcolândia. “Juntamente com seus companheiros tornou Marcolândia cidade com apoio de Batista, Alencar, com apoio do deputado Marcelo Castro e deputado Homero Castelo Branco. Foi um momento difícil porque naquela época foi um período de seca em 1993, primeiro ano de mandato. Naquele tempo não tinha essa rede de proteção de programas do governo federal como Cisternas, Bolsa Família, Carro Pipa. Era tudo por conta do município. Mesmo com todas dificuldades conseguiu fazer seu mandato com equipe de vereadores, secretários e fez sua história. Era um homem humilde e de bom coração” destacou.

O vereador Antônio Andrade também se pronunciou.  “Estamos muito tristes com a partida de Lafaiete porque foi uma boa pessoa porque nunca vi nele um ato de violência e desrespeito. Sempre considerou seus conterrâneos e contemporâneos. Teve um bom convívio com a sociedade. Ele deixou sua marca como um homem público que na sua luta pela emancipação de Marcolândia conseguiu o objetivo de nos tornarmos independentes e a cidade tem sido administrada por homens sérios […] estou perdendo um grande amigo. São 50 anos de amizades e deixa um legado de orgulho para nós marcolandenses”, relatou homenageando o amigo e ex-prefeito de Marcolândia.

Publicidade

_Ex – vereadores que legislaram no mandato de Lafaiete deixaram suas últimas homenagens

O ex – vereador Juscejânio. “Lutava por melhores dias para o seu povo. Fica aqui o seu legado e sua partida triste. Marcolândia hoje está perdendo um grande homem, um grande cidadão e acima de tudo uma pessoa que tem amor por Marcolândia e por sua terra”, lamenta.

O ex – vereador Chico Aroeira. “Conheci Lafaiete no dia 14 de março de 1972. De lá para cá começamos uma grande amizade. Jogamos bola juntos. Depois ele me convidou para ser candidato ao lado dele. Marcolândia hoje perdeu um grande homem. Eu tinha ele como um irmão”, pontuou.

O ex – vereador Zé Filho. “É um momento muito difícil nessa manhã velarmos o ex-prefeito Lafaiete que era uma pessoa que tínhamos muita admiração e era sempre muito preocupado com Marcolândia. Vai em paz e que Deus conforte toda família”, homenageou.

O ex – vereador Valmizinho. “Lafaiete trabalhou por Marcolândia com toda sua família. Quero que Deus dê muita força a família de Lafaiete”, rogou conforto.

A ex-vereadora Domitila. “Do fundo do meu coração peço a Deus que coloque nosso amigo Lafaiete na mesa dos eleitos e assim desejo paz e união para toda família”, disse.

Publicidade

O ex – vereador Dibá. “Quero deixar o abraço a toda família e dizer que nesse momento difícil estamos juntos”, discursou.

O ex – vereador Zézé de Zulmiro. “Apesar de ser um momento de tristeza por perdermos um grande amigo, quero agradecer por estar junto aos nove colegas ex-vereadores. Tive a honra de ser vereador em seu mandato. Graças a Deus tivemos muita união. Sabemos que Lafaiete amava Marcolândia porque nós acompanhávamos a trajetória dele. Lafaiete foi um empresário que empregou muitas pessoas […] e por muitos motivos que ele permaneceu na cidade. É um momento triste e de luto”, descreve.

O ex – vereador Osvaldo Costa. “Temos dificuldades de falar sobre a vida de Lafaiete. Fez uma caminhada com muita sinceridade, respeito e harmonia para com seus irmãos. Nunca deixou nenhuma posição financeira ou social transformar sua integridade. Sentia amor pela sua terra porque teve várias oportunidades de sair de Marcolândia, mas decidiu permanecer. Ficamos com essa lacuna presente e dizer que vejo a partida de um pouco da história de Marcolândia. A partida do saudoso Lafaiete foi precoce assim com a do saudoso Amaro”, finalizou.

 

Um dos filhos de Lafaiete, o Dr. Corinto, agradeceu a todos pelo apoio e solidariedade recebidos durante estes últimos dias. “Nesse momento difícil quero aqui em nome de toda a família agradecer a Deus por ter nos dados a oportunidade de ser filho desse grande homem íntegro. O tanto que lutava pela emancipação da nossa e o desenvolvimento da nossa cidade porque ele tinha o sonho de melhorar essa cidade e continuar crescendo. A gente está aqui. Em nome de nossos irmãos e familiares queremos agradecer a Deus e todos os cidadãos de Marcolândia. Tenho certeza que o nosso pai deixou para gente o legado de humildade e honestidade sem ter diferença de cor, classe, religião, raça. Ele gostava de todo mundo e sempre estava de braços abertos para receber. Tenho certeza que cada um aqui sabe da amizade que teve com ele porque era amigo de todos. Quero só agradecer a todos”, agradece Dr. Corinto.

Publicidade

A agricultora Neta Leobina, que foi criada por Lafaiete falou sobre ele. “Ele era um irmão que foi muito importante na minha vida e toda sua família. Jamais vou esquecer o que ele fez por mim. Muito obrigada!”, desabafou.

_Histórico de vida de Lafaiete

Durante o ato, o secretário Chagas Ramos apresentou o histórico de Lafaiete.

Filho de Roldão Pereira de Castro e Francisca Pires de Castro, Lafaiete Pereira de Castro, nasceu em 06 de novembro de 1948, na Serra das Baixas, com naturalidade registrada em Fronteiras, estudou até o 3º ano primário no Colégio Educandário em Araripina, no Pernambuco e, concluiu no Colégio Diocesano em Teresina, no Piauí. Cursou o Ginásio no Colégio São Gonçalo em Araripina – PE e o Científico no Colégio Estuda, na cidade de Recife em Pernambuco.

Cursou Ciências na Faculdade de Formações de Professores de Araripina-PE.

Publicidade

Trabalhou na Secretaria de Fazenda do Piauí, entre os anos de 1972 a 1988 onde iniciou os trabalhos e conseguiu o isento no dia 29 de abril de 1992, ano de eleições municipais e concessão da emancipação política de Marcolândia, conseguindo eleger-se como primeiro prefeito no dia 03 de outubro de 1992 e foi empossado no dia 1º de janeiro de 1993.

Concluiu a construção da Unidade Escolar Estadual Cosma Ramos de Sousa com a quadra de esportes. Construiu cerca de 70% da escola Novo Milênio. Reconstruiu o açude Tamboril, os poços de Pedro Bento colocando dessalinizador; na Morada Nova; Tamboril e Otoniel. Construiu o Barreiro do Socorro, Barreiro de Cícero Undinho, o Barreiro de Chico Preto; a construção da praça 29 de abril; a pavimentação da estrada de Marcolândia e da avenida Corinto Matos; da avenida Maria Concebida Costa e da rua Alcília Pires. Conseguiu através do governador Freitas Neto, a construção do Posto Fiscal de Marcolândia e através do deputado Mussa Demes a construção da Barragem do Estreito, pertencente hoje a cidade de Francisco Macedo.

Na sessão fúnebre foi citado também os parlamentares que junto a Lafaiete contribuíram para emancipação política: o governador Freitas Neto, o deputado Marcelo Castro, Francisco Luís de Macedo (in memoriam), o deputado Homero Castelo Branco, deputado Valdemar Macedo, deputado Jesualdo Cavalcante e toda Assembleia do Piauí juntamente com João Batista Pires, José Jânio, o vice-prefeito Amaro Amadeu de Carvalho (in memoriam); os vereadores: José Jânio, Chico Aroeira, Zé Justino, Zezé, Valmirzinho, Zé Filho, Domitília Costa, Oslvado Costa, Dibár e o suplente Joel Capitão. Aos secretários: Angélica, Carlinha, Sônia e Chico Pitu (atual prefeito), lembrou.

_Veja mais fotos da despedida

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS