Connect with us

Acauã

AMVI promove novo encontro municipalista em Picos e discute pautas importantes

Publicado

em

A cidade de Picos sediou, nesta sexta-feira, 03 de setembro, um novo encontro municipalista promovido pela Associação de Municípios do Vale do Itaim (AMVI). O evento aconteceu no auditório do Picos Hotel e reuniu prefeitos de 21 municípios, além de vereadores e assessores municipais.

Conduzida pelo prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, presidente da entidade, a reunião abordou pautas importantes para os municípios.

Toninho de Caridade preside encontro da AMVI

Dentre os temas discutidos estão o Programa Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), a regularização fundiária urbana (REUB), a recuperação do Fundeb dos últimos cinco anos, a implantação do sistema informatizado da administração pública e a recuperação dos impostos IOF e USO.

Um dos palestrantes foi o conselheiro substituto Alisson Araújo, do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, que explanou sobre o novo FUNDEB.

Alisson Araújo, conselheiro do TCE-PI

Na oportunidade, os prefeitos puderam tirar dúvidas, compartilhar os desafios encontrados nos seus municípios, bem como, trocar experiências exitosas. O prefeito Gil Paraibano, de Picos, destacou a importância do REUB como alternativa para desburocratizar e agilizar o processo de regularização imobiliária.

Gil Paraibano, prefeito de Picos

Já o prefeito Gederlânio Rodrigues, o GD, do município de Jacobina do Piauí, reivindicou a oferta de neurocirurgião para o Hospital Regional de Picos, garantindo mais acessibilidade à população a essa especialidade.

Prefeito GD, de Jacobina do Piauí

“É um pedido de muita importância para a macrorregião de Picos, um pedido que vai salvar vidas. Estaremos garantindo o atendimento aos pacientes aqui mesmo em Picos, sem ter que transferir para Teresina, o que causa uma demora no atendimento especializado e acaba reduzindo as chances de vida do paciente”, disse o gestor.

Copa AMVI

Outra pauta tratada no encontro foi a realização da I Copa AMVI. A Associação já tem um cronograma com data para início, prevista para o mês de dezembro. A organização já está articulada com os municípios, através da Secretarias Municipais de Esportes, e está observando o cenário da pandemia causada pela Covid.

Publicidade

O prefeito Toninho afirmou que espera fazer a maior Copa Regional do Piauí. A perspectiva é que 30 municípios da região participem. A premiação estimada é de 50 a 60 mil reais.

Avaliação

Prefeito Toninho, presidente da AMVI

O presidente da AMVI avaliou a reunião de forma positiva. “Mais uma vez os gestores municipais compareceram, o que para nós é um sinal que todos estão preocupados em melhorar a gestão pública nos seus municípios, e ao mesmo tempo, aperfeiçoar e trocar ideias. Um evento importante para a nossa região, para o municipalismo”, disse, pontuando que o objetivo é articular a captação de recursos e orientar os gestores a trabalhar de forma eficiente com o pouco que os municípios dispõem.

Valdinar, prefeito de Padre Marcos

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar, reforçou a importância da captação de mais recursos para os municípios. “Um dos pontos primordiais é a busca de mais recursos para investirmos em nossos municípios, como o ISSO, que é um imposto que está sendo blindado, omitido por alguns bancos, mas que é de direito dos municípios, e nós vamos judicializar para conseguir esse recurso”, disse.

Joaquim Neto, prefeito de Patos

Joaquim Neto, de Patos do Piauí, que está em seu primeiro mandato como prefeito, afirmou que o encontro foi proveitoso. “Os municípios só têm a ganhar com tudo o que foi tratado aqui. Muitas orientações importantes, como a questão do imposto do ouro, a questão do FUNDEB, como trabalhar para aumentar o repasse. Vamos correr atrás para o nosso município”, disse.

De acordo com o prefeito de Massapê do Piauí, Rivaldo Carvalho, o momento é de grande relevância, pois discute aspectos importantes para cada município. Segundo ele, a partir do encontro, é possível discutir pautas com sua assessoria e implementar estratégias para o desenvolvimento de Massapê.

Rivaldo Carvalho, de Massapê do Piauí

“É um momento importante onde tratamos vários temas, tendo a participação de representantes de vários municípios. Essa interação com os prefeitos, cada um com suas articulações, traz um grande conhecimento para os gestores. A gente vai sentar com a nossa assessoria, discutir cada pauta que aqui foi explanada e ver o que podemos colocar em prática em nosso município”, frisou.

O prefeito de Simões, Zé Wlisses, parabenizou o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim pela iniciativa e frisou a importância do momento. “Debatemos a situação do municipalismo de cada cidade, então é uma ocasião marcante para que a gente possa estar incrementando mais recursos para os nossos municípios. Quero parabenizar o presidente da AMVI e prefeito de Caridade do Piauí, Toninho, por essa grande iniciativa onde tiramos muitas dúvidas na manhã de hoje”, pontuou.

Zé Wlisses, prefeito de Simões

Zé Wlisses ainda destacou as pautas discutidas ao longo do encontro. “Vimos a questão do Fundeb, eu como gestor já dei entrada, e tem outras ações em relação a questão de regularização fundiária do município, para que possamos regularizar todos os imóveis de Simões”, afirmou.

Edilson Brito, vice presidente da AMVI

O prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Edmundo de Brito, que é vice-presidente da Associação de Municípios do Vale do Itaim (AMVI), também enalteceu a reunião. “Foi uma reunião muito proveitosa e quero agradecer a todos os prefeitos, em nome da AMVI, que participaram dessa reunião. Estamos buscando recursos a cada dia que passa, se unindo cada vez mais com os municípios do Vale do Itaim”,

Fronteiras participa pela primeira vez do encontro da Associação. O município se filiou no dia 17 de junho deste ano, na gestão do prefeito Eudes Ribeiro.

Publicidade
Eudes Ribeiro, prefeito de Fronteiras

“É a primeira vez que participo desse encontro da AMVI. O município de Fronteiras faz parte da Associação, foi filiado já agora na nossa gestão. É um prazer fazer parte desse seleto grupo de prefeitos comprometidos. Hoje tivemos uma pauta de assuntos de interesse do município como a previdência própria, que é obrigado a recorrer a alguns meios de recuperar a perca de receitas, como também a respeito do ISO, que foi discutido e Fronteiras vai se habilitar, bem como sobre o Fundeb e os precatórios. Tudo isso veio em um momento importante com a presença do conselheiro Alisson, do Tribunal de Contas, que fez uma explanação ampla esclarecendo alguns pontos para nós gestores estarmos atentos como é caso da Lei de Responsabilidade Fiscal. Estou muito satisfeito. É um encontro muito positivo e aproxima mais com os municípios”, destacou Eudes Ribeiro.

Conteúdo Relacionado: Prefeito Eudes oficializa filiação de Fronteiras na AMVI

Dr. Corinto, prefeito de Marcolândia

O prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, também esteve presente e destacou a reunião como importante. “É uma reunião municipalista muito importante onde a gente vê o interesse da união dos municípios da AMVI. Foi tratado vários assuntos de suma importância para as cidades seja no setor de organização das prefeituras, ações através de recursos com a recuperação do Fundeb, do imposto do ISO e finalizando com a Copa AMVI, que é de muita integração e no momento certo vamos estar participando”, disse.

Presentes

Além do prefeito Toninho de Caridade, presidente da AMVI, e do vice Edilson Brito (de Vila Nova), também estiveram presentes os prefeitos Gil Paraibano (de Picos), GD (de Jacobina), Ademar Carvalho (de Belém), Adeilson Antão (de Francisco Macedo), Corinto Matos (de Marcolândia), Zé Wlisses (de Simões), Gilson Nunes (de Lagoa do Barro), Raimundo Júlio (de Queimada Nova), Rivaldo Carvalho (de Massapê), José Valdinar (de Padre Marcos), Dr. Carlim (de Vera Mendes), Joaquim Neto (de Patos), Luís José (de Francisco Santos), Eudes Ribeiro (de Fronteiras), Filipe Gonçalves (de Caldeirão Grande), Milton Rodrigues (de Floresta), Barroso Neto (de Santa Cruz), Paulo Sérgio (de Acauã) e Admaelton Bezerra (de São José do Piauí).


MAIS FOTOS

  • Alisson Araújo, conselheiro do TCE-PI

  • Gil Paraibano, prefeito de Picos

  • Prefeito GD, de Jacobina do Piauí

  • Prefeito Toninho, presidente da AMVI

  • Rivaldo Carvalho, de Massapê do Piauí

  • Zé Wlisses, prefeito de Simões

  • Eudes Ribeiro, prefeito de Fronteiras

  • Dr. Corinto, prefeito de Marcolândia

  • Dr. Corinto, prefeito de Marcolândia

  • Edilson Brito, vice presidente da AMVI

  • Eudes Ribeiro, prefeito de Fronteiras

  • Toninho de Caridade preside encontro da AMVI

  • Valdinar, prefeito de Padre Marcos

  • Joaquim Neto, prefeito de Patos

Facebook

MAIS ACESSADAS