Connect with us

Caridade do Piauí

Caminhada alerta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Caridade do Piauí

Publicado

em

Uma caminhada realizada na tarde desta quinta-feira, 19 de maio, na cidade de Caridade do Piauí, buscou chamar a atenção da população contra um grave problema, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O ato faz parte da programação da campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja, dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

Dentre os objetivos, orientar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.

A Campanha foi realizada pela Prefeitura de Caridade do Piauí, por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, em parceria com órgãos de proteção, como o Conselho Tutelar e CMDCA.  

A caminhada partiu da UBS Joaquina Juscelina dos Santos e seguiu até a praça da matriz. No percurso, por meio de um som automotivo, foram repassadas orientações e feito um chamamento à população. Faixas e cartazes com frases alertando para a importância em denunciar casos de abuso sexual infantil foram exibidas durante toda a caminhada.

Participaram professores e alunos das escolas municipais e estadual, conselheiros tutelares, adolescentes do NUCA, autoridades municipais como o presidente da Câmara, Janael Francisco, o Xula, o secretário de Assistência Social, Leocádio Bento, a psicóloga Gilka Mary e pessoas da comunidade.

Mais atividades

Ao longo da semana, diversas atividades foram desenvolvidas dentro da Campanha do mês Maio Laranja. A Campanha foi coordenada pela Secretarai de Assistência Social e desenvolvida de forma intersetorial, envolvendo a Educação e Saúde e outros órgãos.  

Equipes multiprofissionais visitaram as escolas na sede e na zona rural, realizaram oficinas e repassaram orientações importantes para os alunos sobre o que é violência sexual, como pode ocorrer o abuso e a exploração e como denunciar. As informações também foram repassadas à toda a população através do rádio e cartazes afixados em locais estratégicos.

Publicidade

Veja fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS