Connect with us

Massapê do Piauí

Campanha ‘Outubro Rosa’ em prevenção ao câncer de mama e colo do útero é realizada em Massapê do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde promove neste mês, a Campanha Outubro Rosa, em prevenção ao câncer de mama e colo do útero.

A pasta preparou uma programação para a campanha onde durante este mês, as mulheres terão acesso aos serviços voltados para a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

A abertura da campanha aconteceu nesta quarta-feira, 13 de outubro, na Unidade Básica de Saúde da cidade de Massapê do Piauí, com a realização de prevenção e o autoexame da mama.

Na ocasião, a enfermeira e coordenadora da atenção básica, Claudete Batista, falou sobre as ações. “O Outubro Rosa é o mês de prevenção do câncer de mama e colo do útero, onde iremos promover as orientações e o exame preventivo. Em Massapê, vamos trabalhar a campanha durante todo mês com ações tanto aqui na sede quanto na zona rural, realizando os exames preventivos e levando informações a cerca da campanha na prevenção e combate a essas doenças”, disse.

A médica Dra. Mariana Dias, falou sobre a importância da campanha. “O mês de outubro é reservado para essa campanha de conscientização, para chamar a atenção sobre o câncer de mama, porque sendo descoberto de forma precoce tem cura. A campanha além do câncer de mama trabalha o câncer do colo do útero, por isso é feito a prevenção pela enfermeira, então é importante se cuidar e procurar fazer os exames”, explicou.

A secretária de Saúde, Maria Lúcia Carvalho, disse que é importante manter os cuidados como forma de prevenir as doenças. “Eu gostaria de destacar a importância da gente se cuidar. A medida que a gente faz preventivamente o autoexame ou a prevenção, está sendo acompanhado qualquer alteração que possa ocorrer tanto na mama, como útero”, ressaltou.

Lucinha como é mais conhecida, ainda disse que assim como as pacientes vieram participar por terem consciência da importância de fazer o exame, que elas possam serem disseminadoras de informações e que possam levar a mensagem para mais mulheres.

A campanha segue no município até o final do mês. Nesta quinta-feira(14), os atendimentos serão realizados no povoado São Francisco. No dia 20, será nas unidades de saúde das localidades Abóbora, Caraíbas e Porteiras. No dia 27 de outubro, os atendimentos voltam acontecer na UBS da cidade.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A campanha Outubro Rosa foi criada pela Lei nº 13.733, de 16 de novembro de 2018, e dispõe sobre a realização de atividades para conscientização sobre o câncer de mama durante o mês de outubro.

Neste período, reforça-se a importância de compartilhar informações de acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de orientação sobre acesso e atendimento pela rede de saúde.

Veja imagens:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS