Connect with us

Massapê do Piauí

Comunidade celebra 32 anos de devoção a Nossa Senhora Aparecida no interior de Massapê do Piauí

Publicado

em

Há 32 anos, moradores da localidade de Juazeiro do Quitó, situada na zona rural do município de Massapê do Piauí, se reúnem, no mês de outubro, para celebrar o festejo de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira da comunidade.  

Esse ano, o festejo teve como tema central “Com Maria, somos povo de Deus, unidos pela aliança”. Foram nove noites de novena – de 03 a 11 de outubro – em preparação para a festa de Aparecida, e na tarde desta terça-feira, 12, em frente à igreja da comunidade, foi celebrada a missa solene, presidida pelo padre Miguel Feitosa, pároco local.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS!

Ao final da missa, houve um momento especial de bênção sobre as crianças, em alusão ao Dia das Crianças, e sobre toda a comunidade.

Manto azul é passado sobre as pessoas

O festejo é uma tradição católica que passa de geração em geração, um período de renovação e fortalecimento da fé cristã e, também, de confraternização da comunidade.

A igreja onde acontecem as novenas foi construída em mutirão por volta de 1986, e a primeira missa foi celebrada em 1987 pelo padre Cândido. Antes, os moradores se reuniam na escola de Caraíbas, comunidade vizinha.

Publicidade
Padre Miguel celebra em frente a igreja da comunidade

Jeane Gomes participa do festejo desde quando ainda era criança e ia para as novenas levada pela mãe Maria Lúcia. Ela é neta de Jacó, que doou o terreno onde foi construída a igreja. Hoje, aos 20 anos, ela faz parte da comissão de organização do festejo e ontem participou da equipe de liturgia da celebração.

Jeane integrou a equipe de liturgia da missa solene

Para ela, o festejo representa a fé e a devoção da comunidade a Nossa Senhora Aparecida, e é, também, um momento de agradecimento a Deus e de encontro com as comunidades. O festejo acontece na igreja da localidade Juazeiro do Quitó, mas, ao longo das nove noites de novena e na missa solene, acolhe outras comunidades como noitários. Esse ano, participaram as comunidades de Caraíbas, Altinho, Abóbora, Bom Nome, São Francisco, Massapê, Vilão, Deserto e Peixe, além de grupos como o Terço das Mulheres e dos Homens, ECC e Grupos de Jovens.

“Foram 10 dias de muita alegria por estarmos reunidos em momentos de oração e devoção a Nossa Senhora Aparecida. Mesmo estando em meio a uma pandemia que nos trouxe muitas perdas e tristezas, o nosso festejo nos proporcionou momentos de alegria”, disse.

Prefeito presenteia crianças em alusão ao Dia das Crianças

Após a santa missa aconteceu a quermesse. O prefeito Rivaldo Carvalho também repetiu um gesto que faz há anos com as crianças. Ele, ao lado da primeira-dama Lucileide Carvalho e da vereadora Remédios Carvalho, distribuiu presentes para todas as crianças que estavam na missa, em alusão ao Dia das Crianças.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS