Connect with us

Massapê do Piauí

Educação de Massapê do Piauí desenvolve Projeto Meio Ambiente; escolas promovem culminância das atividades

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Massapê do Piauí desenvolveu durante o ano letivo de 2022, nas escolas da Rede Municipal de Ensino, o Projeto Meio Ambiente, que tem como tema central “A Importância da Preservação do Meio Ambiente” e o subtema “Valores e Respeito pela Natureza”.

Além da Secretaria de Educação, a iniciativa contou com a parceria das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e de Agricultura, além da articulação do Selo Unicef e do NUCA – Núcleo de Cidadania dos Adolescentes.

A proposta do projeto é fazer com que o aluno perceba que cada um é responsável pela conservação do planeta e através de simples atos pode-se garantir um mundo melhor, e para que isso aconteça é preciso que ocorra uma mudança de postura do ser humano em relação ao meio ambiente.

Nesse sentindo, o referido projeto teve como foco realizar ações voltadas à melhoria do Meio Ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, contribuindo assim para que seja possível viver em um mundo mais saudável e com melhor qualidade de vida.

O Projeto Meio Ambiente, tem como objetivo geral desenvolver, acompanhar e assumir a Educação Ambiental na escola de forma permanente e envolver a comunidade escolar e o entorno onde se vive para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos, onde a natureza possa ser compreendida como um todo, e o ser humano como agente de transformação do mundo em que vive.

Ao longo do ano foram realizadas inúmeras atividades e ações, que promoveram a proteção ao meio ambiente e hábitos saudáveis de vida, despertando na prática a consciência das crianças e adolescentes sobre a importância da preservação da natureza.

No encerramento do ano letivo, as escolas estão realizando a culminância do projeto com a exposição das atividades desenvolvidas durante aulas em sala e aulas de campo, o que proporcionou aos alunos um aprendizado teórico e prático permitindo um amplo conhecimento do contexto trabalhado.

Durante o desenvolvimento do projeto, as escolas focaram mais sobre a reciclagem, abrangendo ainda sobre a importância de preservar os recursos hídricos, a forma adequada de utilizar o fogo, evitar a poluição do ar, entre outros.

Clique e veja as fotos da Culminância do Projeto Meio Ambiente da Escola João Manoel da Costa

A Escola João Manoel da Costa, na sede, que explorou a temática “Água, fogo e ar, neles vamos viajar”, realizou a culminância do projeto na quarta-feira, 30 de novembro. No turno da manhã, na sede da unidade de ensino, aconteceu a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos de 1º ao 5º ano.

Nos estandes, de forma bem criativa, foram expostos cartazes, diversos materiais produzidos com reciclagem, como artigos decorativos, brinquedos e jogos educativos e outros.

No período da tarde, na quadra poliesportiva Odair José Velos, houve a culminância das atividades do projeto desenvolvidas pelos alunos de 6º ao 9º ano. Na ocasião, além de materiais recicláveis, foram expostos cartazes, maquetes, murais de fotos, vídeos, slides e apresentações musicais protagonizados pelos alunos.

Na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro, a Escola Adriano Antônio Rodrigues, situada na localidade Gangorrinha, zona rural do município, também promoveu a culminância do Projeto.

Clique e veja as fotos da Culminância do Projeto Meio Ambiente na Escola Adriano Antônio Rodrigues

A escola realizou a exposição dos trabalhos promovidos pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, bem como foram realizadas diversas apresentações voltadas para o tema, retratando a importância de proteger o meio ambiente e seus recursos naturais.

Publicidade

Houve apresentações de poemas, poesias, pesquisas, vídeos, coreografias musicais, produção textual sobre a horta escolar implantada na escola, jornal e estudantil e outros. Na oportunidade aconteceu a premiação dos alunos que se destacaram na Olímpiada Mirim. O primeiro colocado foi aluno Jorge Gabriel. Os irmãos David Ramos e Edhilan Ramos ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente.

O evento encerrou em grande estilo com uma apresentação cultural protagonizadas pelo coral infantil, que cantaram a música ‘Uirapuru’ e pelo coral juvenil com a música ‘sábia’, quando deram um show de talento.

Em entrevista, a secretária de Educação, Olívia Carvalho, que acompanhou a culminância das escolas, iniciou destacando a importância da educação ambiental. “É extremamente necessário conscientizar a população para a sustentabilidade, desenvolvendo ações permanentes de educação ambiental incitando os estudantes e à comunidade a mudar hábitos e conceitos do cotidiano para a preservação do meio ambiente”, afirmou.

A gestora falou sobre o projeto. “Esse Projeto Meio Ambiente na educação está acontecendo em toda as escolas, tendo em vista que é de fundamental importância tanto para o ensino pedagógico, bem como se tratando de levar a conscientização aos alunos para eles aprendam e tenham a visão de que é necessário a preservação do meio ambiente”, disse.

Olívia explicou que o projeto foi voltado mais para a parte da reciclagem. “Todos os alunos contribuíram com materiais que seriam jogados foram, ao quais foram trazidos para a escola, onde eles aprenderem a reciclar esse material, sendo reutilizados e assim preservando a natureza, construindo ainda cidadãos conscientes”, informou.

A secretária de Educação enfatizou que o projeto, foi além da sala de aula, proporcionando aos estudantes a oportunidade de vivenciar a realidade, criando a consciência de que é preciso preservar os recursos naturais.

“A exemplo disso, os alunos fizeram uma visita a barragem Hildo Dinis, reservatório responsável pelo abastecimento de água da cidade de Massapê, sendo mostrado para eles a importância dos lençóis de água do munícipio, bem quanto a questão de não haver o desperdício. E o projeto busca isso, transmitir a aprendizagem sobre a preservação do meio ambiente, iniciando desde a base que é a educação infantil, para que assim tenhamos adultos conscientes, com valores de cooperação e cidadania, explicou.

Por fim, ela agradeceu a sua equipe, a todos os alunos, professores, pais e demais funcionários das escolas e da Secretaria, que se empenharam para a realização do projeto.

Além da secretaria de Educação, Olívia Carvalho, e dos professores e alunos da rede, os eventos foram prestigiados, pela primeira-dama, Lucileide Carvalho, a supervisora de Zefinha Carvalho, além dos diretores e coordenadores das escolas e pais e alunos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS