Connect with us

Massapê do Piauí

Em Massapê, gestão, trabalhadores e sociedade discutem melhorias para a área da Saúde

Publicado

em

O município de Massapê do Piauí realizou nesta quarta-feira, 26 de janeiro, no auditório da Escola Municipal João Manoel da Costa, um evento para avaliar, discutir e propor melhorias para a saúde pública.

A VIII Conferência Municipal de Saúde teve como tema “Os desafios do SUS em tempos de pandemia”, e a I Plenária Municipal de Saúde Mental abordou o tema “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O evento foi aberto pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ivoneide Paiva, e contou, também, com as presenças de representantes do poder público municipal, como o prefeito Rivaldo Carvalho, da secretária de Saúde, Maria Lúcia, a primeira-dama Lucileide Carvalho, a coordenadora da rede de Atenção Básica à Saúde, a enfermeira Claudete Batista, a representante dos usuários dos serviços, Agardênia Boeiro, além dos palestrantes.

Na abertura, o prefeito Rivaldo classificou o evento participativo como importante, principalmente nesse momento o País enfrenta desafios no enfrentamento da Covid-19.

“Como já foi citado, hoje nos reunimos para traçar metas e ajudar a superar os desafios do SUS em tempos de pandemia. Tem sido um desafio fazer saúde nesse momento, tendo em vista os desafios impostos pela Covid-19, algo que nunca ocorreu antes em nossa realidade. Temos tido que aprender a conviver e trabalhar todos os dias para combater esta pandemia e suas problemáticas advindas. Portanto, se faz necessário o empenho e a continuidade do trabalho de cada um para que possamos continuar essa luta.”, disse.  

Publicidade

Rivaldo voltou a elogiar os profissionais da saúde pelo trabalho realizado e reafirmou seu compromisso em zelar e priorizar a área. “A nossa gestão sempre esteve e sempre estará apoiando a Secretaria de Saúde no que for necessário para atendermos bem a nossa população. Saúde é uma prioridade.”

Para subsidiar os participantes da Conferência e da Plenária na discussão e elaboração das propostas, foram ministradas três palestras. O enfermeiro Hamilton Lacerda apresentou o diagnóstico situacional da saúde no município.

Em seguida, a enfermeira Gerdany Selene ministrou a palestra magna da Conferência Municipal de Saúde abordando a temática central e os eixos. Com foco na saúde mental, a psicóloga do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde na Família, Laura Jayne, ministrou a palestra magna da Plenária, a partir da temática central.

À tarde, divididos em grupos, representantes do poder público municipal, da sociedade civil organizada, usuários dos serviços e trabalhadores de saúde formularam propostas para a melhoria dos serviços de saúde pública.

As propostas foram apresentadas na plenária final e aprovadas. Programas de capacitação continuada para os trabalhadores da saúde nas mais diversas classes, a realização de campanhas de conscientização sobre a vacinação contra a Covid, a descentralização dos serviços de saúde para as comunidades, maior atuação do Conselho Municipal de Saúde, integração entre os setores, atuação do profissional da psicologia nas escolas e oferta de plantão psicológico para demandas urgentes, foram algumas das sugestões apresentadas.

Na oportunidade, também foram escolhidos os representantes do município de Massapê do Piauí para participarem da etapa estadual da Conferência de Saúde. São eles: José Erenildo e Agardênia Boeiro (entidade não governamental), Maria Lúcia (poder público municipal) e Ivoneide Costa (trabalhador da saúde).

Ao final, a secretária de Saúde, Maria Lúcia, avaliou a Conferência como positiva, tendo em vista a participação e o seu objetivo final, de buscar melhorias para o setor.

A gestora também falou sobre a retomada de alguns serviços da atenção básica na sede nas Unidades Básicas de Saúde situadas na zona rural que haviam sido suspensos e que estão sendo retomados por meio do NASF, da Estratégia de Saúde na Famílias e das equipes de Saúde Bucal.

Mais fotos

Fonte: ASCOM

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS