Connect with us

Massapê do Piauí

Em Massapê, Saúde realiza encontro, fortalece a amamentação e orienta sobre cuidados com a gestação e o bebê

Publicado

em

O mês de agosto é conhecido pelos profissionais de Saúde como ‘Agosto Dourado’, por simbolizar o incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano.

Dentro deste contexto, na manhã desta quarta-feira (17), a Secretaria de Saúde de Massapê do Piauí promoveu um encontro com gestantes e puérperas – aquelas mulheres que estão na fase pós parto, o resguardo.

O objetivo, segundo a secretária de Saúde, Maria Lúcia, foi repassar orientações importantes para as mulheres. “Esse momento é muito importante, e por isso a gente agradece imensamente a presenças das gestantes e puérperas nesse encontro. É um encontro de conhecimento, quando a nossa equipe multiprofissional vai repassar diversas orientações para esse momento tão importante na vida da mulher, que é a gestação e o nascimento de um filho.”, disse.

Lucinha, secretária de Saúde

O encontro foi marcado por três palestras. A primeira, ministrada pela psicóloga Laura Jaynne, com foco nas mudanças significativas na vida da mulher no período gestacional, seja físico, psicológico e social. Segundo Jaynne, são muitos os anseios e preocupações da gestante.

Laura Jaynne, psicóloga do NASF

Idealização da maternidade, envolvimento emocional com a família, vínculo entre mãe e filho, dificuldades sobre a gestação, parto e pós-parto, adoecimentos psíquicos perinatais foram alguns dos pontos abordados.

Em seguida, a nutricionista Acsa Denise, abordou o tema central do encontro, “Amamentação é proteção para a vida toda”. A palestrante reforçou gestantes e mães de recém nascidos a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança, bem como a sua continuidade até os dois anos ou mais.

Denise explanou sobre os benefícios da amamentação, desde o vínculo entre mãe e filho, enfatizando que o leite materno é o alimento adequado para a nutrição, capaz de suprir todas as necessidades imunológicas de uma criança, ajudando, inclusive, a prevenir infecções. “O leite materno é a primeira ‘vacina’ do bebê.”, disse ela.

A nutricionista detalhou sobre a composição do leite materno, as diferenças com a fórmula infantil e o leite de vaca e explicou sobre as variações na composição do leite humano, que segundo ela, muda para atender as necessidades do bebê. “São três as fases do leite materno: colostro, transicional e maduro.”, disse, explanando sobre cada uma.

Publicidade

A última palestra foi ministrada pela enfermeira Rosa Andrea, que também adentrou sobre os benefícios do aleitamento materno, explanou sobre o pré-natal e repassou orientações teóricas e práticas sobre o processo de amamentação.

Ao final, as gestantes e puérperas receberam brindes e participaram de um café da manhã.

Mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS