Massapê do Piauí
Em Massapê, Saúde realiza encontro, fortalece a amamentação e orienta sobre cuidados com a gestação e o bebê

O mês de agosto é conhecido pelos profissionais de Saúde como ‘Agosto Dourado’, por simbolizar o incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano.
Dentro deste contexto, na manhã desta quarta-feira (17), a Secretaria de Saúde de Massapê do Piauí promoveu um encontro com gestantes e puérperas – aquelas mulheres que estão na fase pós parto, o resguardo.
O objetivo, segundo a secretária de Saúde, Maria Lúcia, foi repassar orientações importantes para as mulheres. “Esse momento é muito importante, e por isso a gente agradece imensamente a presenças das gestantes e puérperas nesse encontro. É um encontro de conhecimento, quando a nossa equipe multiprofissional vai repassar diversas orientações para esse momento tão importante na vida da mulher, que é a gestação e o nascimento de um filho.”, disse.
O encontro foi marcado por três palestras. A primeira, ministrada pela psicóloga Laura Jaynne, com foco nas mudanças significativas na vida da mulher no período gestacional, seja físico, psicológico e social. Segundo Jaynne, são muitos os anseios e preocupações da gestante.
Idealização da maternidade, envolvimento emocional com a família, vínculo entre mãe e filho, dificuldades sobre a gestação, parto e pós-parto, adoecimentos psíquicos perinatais foram alguns dos pontos abordados.
Em seguida, a nutricionista Acsa Denise, abordou o tema central do encontro, “Amamentação é proteção para a vida toda”. A palestrante reforçou gestantes e mães de recém nascidos a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança, bem como a sua continuidade até os dois anos ou mais.
Denise explanou sobre os benefícios da amamentação, desde o vínculo entre mãe e filho, enfatizando que o leite materno é o alimento adequado para a nutrição, capaz de suprir todas as necessidades imunológicas de uma criança, ajudando, inclusive, a prevenir infecções. “O leite materno é a primeira ‘vacina’ do bebê.”, disse ela.
A nutricionista detalhou sobre a composição do leite materno, as diferenças com a fórmula infantil e o leite de vaca e explicou sobre as variações na composição do leite humano, que segundo ela, muda para atender as necessidades do bebê. “São três as fases do leite materno: colostro, transicional e maduro.”, disse, explanando sobre cada uma.

A última palestra foi ministrada pela enfermeira Rosa Andrea, que também adentrou sobre os benefícios do aleitamento materno, explanou sobre o pré-natal e repassou orientações teóricas e práticas sobre o processo de amamentação.
Ao final, as gestantes e puérperas receberam brindes e participaram de um café da manhã.
Mais imagens:
-
Jaicós4 dias atrás
Dicionário da língua de sinais de Várzea Queimada será lançado na terça (05) em Jaicós
-
Bocaina1 semana atrás
Adolescente da zona rural de Bocaina adapta bicicleta com motor e dois tipos de combustíveis
-
DESTAQUES2 semanas atrás
Natural de Santa Cruz do Piauí, Dr. Iváltero Batista é aprovado em concursos para Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional
-
GERAL2 semanas atrás
Tronco de 2 toneladas mais antigo que os dinossauros é encontrado no interior do Piauí: ‘280 milhões de anos’
-
Monsenhor Hipólito2 semanas atrás
Jovem de Monsenhor Hipólito, aluno de Física no IFPI de Picos, tem artigo publicado na Educação Pública do Rio de Janeiro
-
DESTAQUES1 semana atrás
Incêndio é provocado após briga em festa na cidade de Patos do Piauí e suspeito é preso