Connect with us

DESTAQUES

Festival Desportivo de Férias é retomado em Massapê e movimenta o Rio Boa Esperança

Publicado

em

Foi oficialmente aberto, na manhã deste domingo (25), na comunidade Angical, zona rural do município de Massapê do Piauí, o Festival Desportivo de Férias, que este ano chega à sua 12ª edição.

Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, o evento esportivo acontece nas areias do Rio Boa Esperança, onde uma arena foi montada para sediar os Torneios de Futebol de Areia com a participação de 30 times que disputam três categorias – masculino adulto, masculino sub15 e feminino.  



A cerimônia de abertura contou com as presenças de autoridades municipais, como o prefeito Rivaldo Carvalho, a primeira-dama Lucileide Carvalho, a vice-prefeita Bruna Leal e o esposo Thiago Dantas, o secretário de Esportes, Roberto Carvalho, além dos demais membros do secretariado.

Em seu pronunciamento, o secretário Roberto enfatizou a retomada do Festival após dois anos de paralisação, em virtude da pandemia, e afirmou que este será o maior. “Este é o primeiro da sua gestão, prefeito Rivaldo, e com certeza será o maior, tanto em investimento, em trabalho e em participação. São 30 equipes participando nas três modalidades. […] Eu não conheço nenhum evento esportivo nessa modalidade e com essas proporções no interior do Piauí.”, disse.  

O secretário destacou que além do cunho esportivo, com os Torneios, o Festival tem um grande potencial turístico e econômico, tendo em vista que a comunidade recebe milhares de visitantes ao longo do evento, inclusive, visitantes de outros municípios, e que movimentam a economia local, gerando renda nas 28 barracas que foram montadas no entorno da Arena e que dispõem de um cardápio diversificado de bebidas e alimentos.

Em entrevista, o prefeito Rivaldo Carvalho afirmou que até o dia 07 de agosto, o município de Massapê do Piauí vive um dos períodos mais esperados pela população. “O Festival Desportivo é um dos eventos mais aguardados pela população do nosso município, seja pelos desportistas que vão disputar os Torneios ou apenas participar dos jogos amistosos, seja pelos donos das barracas que vão comercializar seus produtos e aumentar a renda, ou pela população em geral, pessoas de todas as idades, da criança ao idoso, que passa a ter uma opção de lazer e entretenimento durante todo esse período.”, disse.

Rivaldo reforçou que, para que o Festival acontecesse, houve a necessidade de maior investimento financeiro e de mais empenho e trabalho por parte de toda a organização, sobretudo, na preparação do espaço para a montagem da Arena. O gestor anunciou que a premiação também foi aumentada. Como forma de incentivo e apoio ao futebol, serão distribuídos 6 mil reais em premiação para as equipes, além de troféus e medalhas.

Após a cerimônia, aconteceu a partida de abertura do Festival no Torneio Masculino Adulto entre as equipes de Parças, que é a atual campeã, e Laranja Vermelha.

Os jogos se estenderam durante todo o dia, sob um sol forte, encerrando somente a noite. Ao todo, na primeira rodada, foram realizadas 21 partidas com a participação das 21 equipes inscritas na categoria.

No primeiro domingo, o evento já registrou um grande público. Dentre outros, estiveram presentes a vereadora presidente da Câmara, Remédios Carvalho, os vereadores Rafael Veloso e Marilson Silva, os secretários municipais Francivaldo Reis (de Gestão), Nivaldo Carvalho (de Obras), Maria Lúcia (de Saúde), Olívia Carvalho (de Educação), Danilo Bezerra (de Comunicação), Robervan Silva (da Controladoria), José Erenildo (de Gabinete), Fredy Lima (de Serviço Militar) e Junior Esmério (de Meio Ambiente).

No próximo domingo, 31, acontece a 2ª rodada dos Torneios. Conforme a tabela, serão realizados mais 24 confrontos. Serão 8 jogos pelas oitavas de final do Torneio Masculino Adulto, 10 jogos no sub15 e 06 jogos na categoria feminina. O evento encerra no dia 07 de agosto com mais 16 jogos, quando acontecem as finais.

A Arena do Rio Boa Esperança, no entanto, segue aberta para jogos treinos e amistosos durante toda a semana. As partidas acontecem, em sua maioria, à noite. É grande a movimentação de pessoas durante toda a semana.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS