Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | 1º encontro formaliza o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) para o Selo Unicef – Edição 2021\2024

Publicado

em

Buscando incentivar, garantir e fortalecer as políticas públicas para crianças e adolescentes, Massapê do Piauí aderiu ao Selo Unicef – Edição 2021\2024. Como parte das ações trabalhadas no processo de busca para que o município, conquiste novamente a aprovação do Selo Unicef, foi formalizado o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

Após o mapeamento e a mobilização dos adolescentes em diversas entidades, foi realizado, inicialmente, a inscrição de 26 adolescentes para compor o novo grupo do NUCA.

O primeiro encontro com o grupo do NUCA, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 16 de setembro, na escola Rafael Manoel da Costa, com intuito de promover e estimular a participação cidadã dos adolescentes.

Vale ressaltar que na Edição anterior o grupo iniciou com uma quantidade menor que essa e concluiu já com mais 40 adolescentes participantes, o que ocasionou na criação de dois Núcleos o NUCA Adolescente e o NUCA Jovem, a qual se destacaram pela participação ativa e pelo desenvolvimento das ações, contribuindo para que o município conquistasse o Selo da Edição 2017\2020.

Na abertura do encontro, a articuladora do Selo no município, Joelma Araújo, expressou alegria pela participação dos adolescentes. “Que alegria estar com vocês em essa mais uma edição, onde estaremos por mais quatro anos juntos desenvolvendo ações, buscando fortalecer mais ainda a garantia de direitos do nosso público infanto- juvenil, onde vocês tem um papel fundamental na disseminação de informações e mobilização de outros adolescentes”, disse.

A vice-prefeita, Bruna Leal, destacou a parceria nas ações de direcionamento ao Selo. “A parceria é muito importante no desenvolvimento das ações, oportunidade em que parabenizo e agradeço, principalmente, vocês adolescentes, que aqui estão, que se disponibilizaram a também fazer parte esse trabalho voluntário. Um trabalho muito importante porque as ações do NUCA aproxima vocês adolescentes das políticas públicas. Políticas estas, que impactam diretamente na vida de vocês, formando e construindo uma sociedade melhor”, pontuou.

Os conselheiros tutelares,Osvaldo Teixeira e Gil Paulo da Silva, bem como a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescente-CMDCA, Maura Reis, também se pronunciaram, quando firmaram a parceria e apoio nas ações, e se colocaram a disposição para contribuir com as atividades no grupo do NUCA na busca pelo Selo.

Em seguida, a mobilizadora de adolescentes, Lúcia Sousa, enfatizou a participação e comprometimento dos adolescentes. “Estou muito feliz por mais essa oportunidade de estar na mobilização do NUCA. Nossos adolescentes do município são maravilhosos e são participativos. Estou satisfeita com a quantidade que compareceu nesse primeiro encontro, onde aqui temos 26 adolescentes, mas serão mais que isso, porque recebemos muitos Feedback positivos de adolescentes que querem participar. É um trabalho voluntário, mas que vocês adquirem conhecimento, cada desafio proposto é novo aprendizado, sem contar a gratificação de servir ao outro, de desenvolver e fortalecer as políticas públicas do município”, disse.

Ela explicou que o NUCA representa um espaço de diálogo e de escuta, onde os adolescentes podem refletir e discutir sobre políticas públicas e construir conhecimentos para a garantia de seus direitos, contribuindo para o desenvolvimento e transformação de suas realidades.

Na ocasião, Lúcia ainda apresentou sobre os marcos legais da participação dos adolescentes, o que é o NUCA, com foco para ‘Adolescentes de todos os jeitos’, referente a quanto mais diversidade, maior a representatividade. E ‘Adolescentes em todos os lugares’, como forma de garantir a participação de adolescentes nos mais diversos setores da sociedade.

Publicidade

Ela ainda apresentou também sobre o papel do mobilizador de adolescentes, bem como informou sobre a plataforma direcionada para adolescentes “Pode Falar”, que é um canal de ajuda em saúde mental.

Em entrevista, a vice-prefeita, Bruna, afirmou que o município está sempre preocupado em garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, onde o Selo Unicef é a ação principal voltada para que esses direitos sejam garantidos e completou frisando que o NUCA é o ator principal para desenvolver essas ações, que impactam nas políticas públicas, quanto ao seu desenvolvimento e aplicabilidade.

Bruna salientou a importância da formação do NUCA e da conquista do Selo UNICEF para o município. “O NUCA é importante porque envolve os adolescentes nessas ações, onde eles estão engajados, participando, desenvolvendo ações e entendendo a importância do conhecimento para a garantia de direitos, para assim construir uma sociedade melhor hoje e no futuro”, acrescentou.

Ela ainda reafirmou o compromisso da gestão de fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes de Massapê, pois acredita que esta é mais uma forma de exercer e praticar cidadania junto à juventude.

“A gestão está dando todo apoio e suporte para que as ações sejam realizadas, sabemos que é um trabalho voluntários, mas é necessária uma contrapartida da gestão para que as ações aconteça, então tanto o NUCA como a Comissão que estará a frente das atividades a serem desenvolvidas em prol do Selo, podem contar com a gente para que tudo isso aconteça da melhor forma e nossas crianças e adolescentes tenham uma sociedade, uma Massapê melhor para se viver”, concluiu.

Segundo a articuladora, Joelma Araújo, a gestão está iniciando as ações em busca do Selo e que em breve será definido toda a metodologia, que nessa edição terá algumas alterações, por conta da pandemia, como também, além do NUCA, logo será formalizada a Comissão Intersetorial.

Ela ainda disse que está confiante quanto a essa edição do Selo. “O trabalho é árdua, mas estamos otimistas. A edição passada não foi fácil, haviam muitos indicadores que eram difíceis de mudar, foi de fato um grande desafio, até porque não depende só da gestão, envolve também a sociedade, então não é somente fazer, tem que melhorar os indicadores, mas conseguimos e esperamos que nessa edição, não seja diferente. Sabemos dos desafios, que talvez seja até maior, pelo contexto que estamos vivendo, mas estou confiante que dará certo e que o município vai conquistar o Selo novamente”, finalizou.

O primeiro encontro encerrou com uma retrospectiva, através de fotos, das ações realizadas pelo NUCA da edição passada, onde em seguida foi realizado uma oração.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS