Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Assistência Social promove palestra, oficina e entrega kits de higiene bucal e panetones para famílias do Criança Feliz

Publicado

em

A Prefeitura de Massapê do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, durante este mês de dezembro, diversas ações com as famílias assistidas pelo Programa Criança Feliz (PCF).

No dia 3 dezembro, foi realizada uma palestra online pelo aplicativo Google Meet, que abordou o tema “Aprendendo e potencializando os vínculos afetivos: um caminho para o desenvolvimento saudável na primeira infância”, tendo como público alvo os pais, mães e/ou cuidadores das crianças referenciadas ao PCF.

A palestra foi ministrada pela Assistente Social Anna Priscielly e teve como principal objetivo impulsionar o fortalecimento de vínculos através dos olhares construídos sobre a primeira infância, como tempo importante de desenvolvimento psíquico e social dessa camada.

Os participantes fizeram uma avaliação positivo do encontro, principalmente por entenderem melhor alguns comportamentos corriqueiros e ingênuos que podem vir a não potencializar essa junção entre criança e seu cuidador, quando o que move esse enlace é na verdade a confiança estabelecida dentro do lar.

A Secretaria Municipal de Assistência Social também fez a entrega de 150 kits de higiene bucal, cada um contendo uma escova dental, um creme dental e um folder ilustrativo com informações sobre os cuidados e a prevenção voltados a higiene bucal na fase infantil.

Sob coordenação da supervisora, os visitadores entregaram os kits de casa em casa, nas zonas urbana e rural, a todas as crianças atendidas pelo programa. Na oportunidade, foram feitas as orientações junto as mães e os cuidadores sobre o momento da escovação, a importância para higiene bucal, destacando-se como pode e deve ser prazeroso, com interação e brincadeiras, para que a criança se sinta bem, criando hábito rotineiro de escovar os dentes, prevenindo várias doenças.

Segundo a Secretária Paula Fernanda e a Supervisora Rosana, todas as ações são anteriormente planejadas de acordo com o que dita o PCF, agregado a realidade das crianças e suas famílias atendidas, sendo prioridade que todos possam desfrutar de uma primeira infância cheia de qualidade que traga o desenvolvimento saudável como via de direito.

Em alusão a data comemorativa do Natal, a secretaria realizou ainda uma oficina online de produção e decoração de panetones, para as mães e/ou cuidadores.

Os participantes, com o acompanhamento das visitadoras do PCF, puderam posteriormente fazer a decoração dos seus panetones junto com seus filhos e filhas, em uma interação que desenvolveu o contato, o elo, a organização, o equilíbrio e a alegria de fortalecer esse momento.

“Visando esse fortalecimento de vínculos, trazendo o espírito Natalino para os lares, que a equipe do PCF se sentiu envolvida ao visitar casa a casa mobilizando essa ação que resultou em grande positividade nas famílias acompanhadas. Sabemos o quanto é prazeroso envolver as crianças em algo que tem representatividade para o seu desenvolvimento saudável socialmente”.

Foram distribuídos panetones para todas as famílias que integram o programa.

Publicidade

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS