Connect with us

Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Associação de Apicultores produziu 20.756 kg de mel em 2020, injetando cerca de R$ 130 mil na economia local

Publicado

em

A apicultura é umas das atividades do ramo agropecuário que vem se destacando na geração de renda no Brasil, na região Nordeste e especialmente na Macrorregião de Picos.

No município de Massapê do Piauí, a Associação de Apicultores da Data Boa Vista (ABOMEL), tem contribuído através da apicultura para a geração de renda local. Situada no Povoado São Francisco, a 25 km da sede da cidade, a ABOMEL tem como característica principal a agricultura familiar e é composta por 29 sócios, integrando 25 famílias.

Como resultado do trabalho desenvolvido durante este ano de 2020, a associação produziu 20.756 kg de mel durante a safra, injetando cerca de 130 mil reais na economia local.

Fundada em setembro de 2008, a ABOMEL é composta por apicultores que desenvolvem a apicultura fixa. Mesmo diante de grandes desafios encontrados, como a manutenção de enxames durante o período de entressafras, a associação vem crescendo, significativamente, o seu volume de mel produzido, anualmente, e nos últimos 06 anos, vem alcançando novos recordes de produção.

Desde a fundação da Associação, a formação de parcerias tem sido importante para o desenvolvimento de suas atividades, contribuindo para a evolução da instituição. A partir do ano 2009, a ABOMEL passou a integrar a base produtiva da Cooperativa MELCOOP e da Central de Cooperativa CASA APIS, parcerias fundamentais no processo de comercialização da produção de mel dos sócios.

Além das parcerias no âmbito do Cooperativismo, outros parceiros como a Prefeitura de Massapê do Piauí, Sebrae, Sescoop-PI, Governo do Estado do Piauí e a Codevasf, tem sido fundamentais na caminhada da ABOMEL.

A ABOMEL está entre as três Associações do Município de Massapê do Piauí, contempladas pelo Projeto Viva o Semiárido do Governo do Estado do Piauí em parceria com o FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário, que objetiva apoiar iniciativas de organizações de agricultores(as) familiares em 89 municípios piauienses beneficiando 22 mil famílias e buscando desenvolver ações que fortaleçam a convivência com semiárido.

Publicidade

Este ano, através das ações do Prêmio Fair Trade (comércio justo), a ABOMEL foi beneficiada com materiais de uso coletivo, que serão utilizados pelos Associados da entidade.

Além disso, a ABOMEL, também realizou, no último dia 27 de Dezembro, entre os seus sócios, que são também Cooperados da MELCOOP, a distribuição de EPI’s utilizados na Apicultura (botas macacões, luvas e fumegadores).

Crédito das Fotos: Ezequiel Lopes, Edilene Carvalho e Francisco das Chagas e José Erenildo.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS