Massapê do Piauí

MASSAPÊ | Conferência Municipal avalia política de Assistência Social

Publicado

em

A prefeitura Municipal de Massapê do Piauí, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social realizou nesta quarta-feira (29), na Câmara de vereadores, a  VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que foi marcado pelos debates nas oficinas e pelas deliberações de propostas​​ que irão qualificar a oferta de serviços​ e​ programas da Secretaria Municipal de Assistência Social nos próximos 10 anos.

Com o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) de vez, rumo a 2026”, o evento, e teve como objetivo avaliar a situação atual da Assistência Social e proporcionar novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social–SUAS.

Na cerimonia de abertura o Prefeito Chico carvalho falou sobre a importância da participação de todos.  “Essa é uma ocasião em que vocês vão discutir e formular políticas na assistência social, além ser um espaço de esclarecimento, de informação e de avaliação a participação social, da politica do setor, e dos resultados para conseguir subsídios, propostas de melhorias para   à população de Massapê”, concluiu.

Representando a Prefeita em exercício Luiza Cecilia, a Assistente Social, Thasmanny Karla, justificou a ausência da mesma e destacou a importância da Conferência.  “Sabemos que é a partir da Conferência que saíra nossas ideias, nossas propostas para políticas de melhoria da nossa sociedade, é através da mesma que a nossa voz vai chegar lá no congresso”, disse.

A secretária de Assistência Social, Remédios Morais falou sobre o evento. “A Conferência é um momento importante para o município, onde vamos analisar, propor e deliberar propostas de politicas publicas da assistência social para os mais vulneráveis do nosso município”, disse.

Publicidade

A conferencista Gilvana Góis ministrou palestra à cerca do tema e eixos propostos pelo Conselho Nacional de Assistência Social, focando a importância de se conhecer o SUAS. “O SUAS, é um serviço próximo a família vulnerável, é um sistema único que transforma a vidas, que luta contra as desigualdades sociais”, afirmou.

As oficinas foram divididas em três eixos e contou com a participação coletiva dos usuários, trabalhadores da assistência social, representantes do governo e da sociedade civil. O Eixo 1 abordou o enfretamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda. No Eixo 2, foram destacados o Pacto Federativo e a consolidação do SUAS. Já o Eixo 3, considerou o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

Foram eleitos como delegados para representar o município Conferência Estadual – representando órgão governamental, Tácio Teixeira e Maria José Veloso, órgão não governamental, Francisco Lopes e Francivaldo Reis.

 

Participaram do evento , o Prefeito licenciado Francisco Epifânio de Carvalho(Chico Carvalho), a Assistente  Social Thasmanny Karla, representado a prefeita em exercício Luiza Cecilia, a secretária de Assistência Social, Remédios Morais, secretária da Junta de Serviço Militar, Lucileide Carvalho, Secretário de Esportes, Nivaldo Carvalho, secretário de Cultura, Osmar Sousa, vereador Rivaldo Carvalho, Chefe de Gabinete, Roberto Carvalho, presidente do Conselho de Assistência Social, Maura Carvalho, as  conferencistas Gilvana Góis e Maria Gorete Teixeira.

Publicidade

 

 

        

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile