Massapê do Piauí comemora conquista do Selo Unicef; veja fotos
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 29/12/20

Massapê do Piauí comemora conquista do Selo Unicef; veja fotos

Massapê foi um dos municípios do Piauí que conquistaram o prêmio Selo Unicef – Município Aprovado”, edição 2017/2020. O Selo é um reconhecimento de âmbito internacional que o município recebeu pela implementação de políticas públicas que melhoraram a qualidade de vida e garantiram os direitos das crianças e adolescentes.

No Piauí, apenas 59 municípios foram premiados. O resultado foi divulgado no dia 08 de dezembro. No dia 17, em Picos, aconteceu a entrega do certificado aos municípios da região. Participaram a articuladora do Unicef, Joelma Araújo, a mobilizadora de adolescentes, Lúcia Sousa, a presidente do CMDCA, Maura Reis, a adolescente Thays Teles, e o secretário de Educação, Leonel Lopes.

E na noite desta segunda-feira, 28 de dezembro, a conquista foi compartilhada e comemorada em Massapê do Piauí, em um evento de confraternização com alguns dos protagonistas dessa conquista, como os membros da gestão, da equipe intersetorial e os adolescentes do NUCA.

O evento foi aberto com uma apresentação dos adolescentes do Núcleo de Cidadania, com a coreografia ao som do carimbó, do gênero musical de origem indígena com influências da cultura negra e portuguesa.

Na oportunidade, foram exibidas as retrospectivas das ações do Selo no município e destacados avanços obtidos ao longo desses últimos quatro anos a partir do investimento feito na implementação de políticas públicas que resultaram na melhoria dos indicadores sociais e, consequentemente, na vida das crianças e adolescentes.

A articuladora Joelma, em sua fala, informou que o município superou as metas do Unicef em quase todos os indicadores. “A taxa de mortalidade entre crianças e adolescentes por causas externas, que envolve acidentes, suicídio, foi um dos mais avançamos”, disse.

O evento, segundo ela, foi pra celebrar a conquista do Selo, mas, sobretudo, para comemorar a melhoria na vida das crianças e adolescentes. “Estou muito feliz e realizada, uma alegria que vai além do prêmio, é olhar para os indicadores sociais que foram melhorados e saber que houve uma significativa mudança para melhor e que isso impactou diretamente na vida das nossas crianças e adolescentes. Muitos estavam no vermelho e a gente superou a meta, mudando para o verde”, pontuou.

Ela agradeceu a todos os envolvidos, ao prefeito Chico Carvalho pela confiança em seu nome e por todo o apoio, a equipe da gestão, os conselhos, os adolescentes, os membros da Central, dentre outros.

Os sentimentos de gratidão e felicidade também nortearam o pronunciamento da mobilizadora de adolescentes, Lúcia Sousa. “Gratidão a Deus, por ter permitido que Massapê do Piauí conquistasse o Selo Unicef, ao prefeito Chico Carvalho por ter me dado essa oportunidade de conhecer esse belíssimo projeto do Unicef em defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes”.

Ela destacou que o município cumpriu os oitos desafios temáticos propostos pelo Unicef, fruto, também, da participação e envolvimento das Secretarias Municipais que participaram dos desafios e cumpriram os prazos, melhorado nos Resultados Sistêmicos que estavam no vermelho.

Lúcia agradeceu e enalteceu aos adolescentes do NUCA pelo compromisso, dedicação e responsabilidades que cada menino e menina teve ao desenvolver cada um dos Desafios. “Parabenizo Massapê do Piauí por possuir adolescentes e jovens inteligentes, comprometidos e multiplicadores de conhecimentos”.

O prefeito Chico Carvalho, que realizou a adesão de Massapê ao Selo, falou da sua alegria em terminar a gestão recebendo esse prêmio de tamanha importância e salientou que a certificação é a comprovação de que as ações realizadas pela sua gestão foram ao encontro dos anseios e melhorara a vida da população.

“Não sairia feliz do meu mandato sem essa conquista. Tenho convicção das nossas limitações, mas também, sou convicto do que fizemos por Massapê, das políticas públicas que implementamos e que impactaram e melhoraram a vida das pessoas na cidade, na zona rural, em todo o município. Encerro meu mandato consciente de quem procuramos fazer o melhor por nossa terra e toda sua gente”, disse, agradecendo a todos aqueles estiveram envolvidos nesse trabalho.

Após as falas, o Certificado e o troféu Município Aprovado foram oficialmente entregues ao prefeito Chico Carvalho, acompanhado da primeira-dama Verônica Cavalcanti.

Ao final, foi servido um coffee break animado por Marcos Rogério e Jadenilson Lima.

Mais fotos

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

Pré-Enem Seduc terá aplicativo para correção gratuita de redações

Um aplicativo voltado para a correção de redações é uma das novidades para ajudar os estudantes da rede pública do Piauí no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por meio do

Picos

Picos será uma das três cidades no PI com Centro de Iniciação ao Esporte

  O município de Picos, a 306 km de Teresina, será uma das três cidades no Piauí contemplada com a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE). O prefeito

GERAL

Piauí é um dos 3 estados onde se concentram 80% da energia solar do país

reportagem da Folha de São Paulo coloca o Piauí como um dos estados onde se concentra 80% da produção de energia solar do Brasil. Além deste, no grupo só aparecem